A Faculdade Católica de Belém junto com o Centro Acadêmico de Filosofia promoveram na ultima sexta-feira, 25 o Dia Acadêmico deste ano. A programação estava rica de atividades que proporcionou um dia de reflexão, entretenimento e prática de conhecimentos. Considerando que o âmbito científico é diversificado, o evento propôs diferentes conferências e workshops, refletindo acerca de aspectos distintos da realidade e enriquecendo a produção científica da instituição.

A programação era aberta a todos e aconteceu em dois momentos, pela aconteceram duas conferências ministradas pelos professores da Faculdade. O Prof. Dr. Mario Tito Almeida abordou o tema “Meios de Comunicação em Massa”, ressaltando a relevância de pensar sobre tal questão, a partir dos princípios éticos que devem atravessar o âmbito virtual a fim de utilizar as mídias de forma justa. A outra conferência foi exposta pela Profª. Dra. Maria de Fátima Fonseca, que abordou o tema “Tolerância religiosa entre os diversos povos da Amazônia-Brasil”, tal problemática é de suma importância, uma vez que estamos inseridos em uma região multicultural e precisamos conviver harmonicamente, respeitando a dignidade de cada pessoa, e o direito que cada um tem de viver sua religiosidade.

Após as conferências, prestigiamos uma apresentação artística da Comunidade Sementes do Verbo e, em seguida, houve o lançamento de livros escritos pelos professores de nossa Faculdade, dentre eles: Prof. Me. Pe. Valdir Silva, autor do livro “O Desconforto Educacional”; Prof. Dr Alberto Casalegno, autor do livro “O Evangelho de João na interpretação dos padres da Igreja e dos teólogos medievais”; Profª Dra Maria Rodica Tutas, autora do livro “Marturi Din Viata Misionaria in Brazilia” (Confissões da Vida Missionária em Brasília). Além desses autores, contamos com um autor convidado, o Cônego Jaime Pereira, autor do livro “Mens Sana”.

Já no turno da tarde, houve a realização de workshops e os temas foram apresentados de modo dinâmico e interativo. O Sr. Wendell e a Sra. Rainedy, um casal de leigos membros do movimento Pró-Vida, fizeram uma abordagem sobre a Teologia do Corpo do Papa João Paulo II, ressaltando sua origem, fundamentos e objetivos; O Prof. Me. Ozenildo Dias refletiu sobre os princípios do Direito Canônico; A Sra. Marineia Jales Rodrigues explicou sobre a importância da Saúde Vocal e os cuidados a serem tomados para o bom uso da voz; a Sra. Margarete Bastos cuidadosamente ensinou a produzir Sabão Artesanal e o Frei Luis Carlos Albim falou sobre as noções gerais da Liturgia, para uma participação mais consciente e frutuosa na celebração do Mistério Eucarístico. Terminados os workshops, prestigiamos uma apresentação de Ballet. E durante todo o dia aconteceram exposições de Mosaicos, Pinturas e Ícones.

Diante dos diversos assuntos apresentados no Dia do Acadêmico realizado pela Faculdade Católica de Belém, percebe-se o quão enriquecedor foi este evento para a produção científica da Instituição. Portanto, reconhece-se que a Católica de Belém traz importantes contribuições para a comunidade acadêmica da Amazônia, estimulando e valorizando as potencialidades dos seus alunos e professores.

Texto com colaboração do Eduardo Costa – Pio X

Fotos: Alberto Cardoso – Pio X