16 de agosto é o Dia do Filósofo, em comemoração a esta data o Centro Acadêmico do Curso de Filosofia em parceria com a Faculdade Católica de Belém realizou um júri simulado para os alunos do curso de bacharelado em filosofia, as turmas do quarto e sexto semestre participaram da atividade, onde tiveram a oportunidades de colocar em prática os ensinamentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica.

Cada turma realizou um júri diferente e ambos encenaram um júri popular, aquele cujo veredito é dado por um conselho de sentença. O primeiro júri apresentou um caso de improbidade administrativa, tendo como réu um prefeito. O segundo júri trouxe ao tribunal um caso polêmico de crime de homofobia, tendo como réu um presbítero católico. Vale ressaltar que ambos os casos não são de competência de júri colegiado, pois como consta no artigo 5º da Constituição Federal.

Os dois processos foram conduzidos com grande êxito pelos alunos e todos aguardaram ansiosos para saber o resultado da decisão soberana dos pares: culpado ou inocente. No desfecho dos casos, pela ordem e pela justiça, os réus foram inocentados.

O objetivo da atividade foi de fomentar o protagonismo por meio de discussões de temas relevantes a sociedade, desenvolver o senso crítico nos alunos, além de trabalhar a habilidade na argumentação, persuasão, organização de ideias e prática oral.

Texto: Leba Peixoto com colaboração de Eduardo Costa