Na manhã do dia 14 de setembro de 2019, foi realizada na Faculdade Católica de Belém a II Jornada Ratzingeriana, a fim de promover um maior conhecimento acerca do pensamento deste grande teólogo contemporâneo.

 

A Jornada realizou-se apresentando dois temas. O primeiro foi exposto pelo Prof. Dr. Pe. João Paulo Dantas, docente da Faculdade, que apresentou a beleza e a profundidade do batismo no pensamento de Ratzinger, ressaltando que este sacramento nos une a Cristo e a todos os batizados, bem como marca o início de um processo de conversão que se estende pela vida afora.

 

Em seguida, o segundo tema foi apresentado pelo Monsenhor. A. Catelan que em sua abordagem fez uma introdução histórica sobre o desenvolvimento do pensamento ratzingeriano no Brasil, e os desafios enfrentados para que o autor pudesse ser cada vez mais conhecido no âmbito acadêmico nacional. Monsenhor Catelan também entrou na teologia de Ratzinger, apresentou-nos como se dá a relação da Igreja com a humanidade, fundamentando esta relação, sobretudo nos Sacramentos, na Missão e no Amor Ágape, esclarecendo que assim se constrói verdadeira fraternidade, transformando os comungantes naquilo que comungam.

 

Considerando a importância da teologia de Bento XVI para a Igreja e para a Sociedade, a Faculdade Católica de Belém, em sua missão de formar para a Verdade, realizou a segunda edição da Jornada Ratzingeriana, ampliando o alcance do pensamento de Ratzinger e tornando-o mais conhecido e estudado na Amazônia.