“DIA DO FILÓSOFO” – 16/AGOSTO

Parabéns a todos os filósofos. A todos. Aos que são e sabem que são; aos que são e não sabem que são; aos que não são e deveriam saber que todos devemos ser. Sim; de verdade, no sentido etimológico do termo, todos devemos ser filósofos: filos (φίλος) + sofia (σοφία) = amigo + sabedoria. E, na maioria dos casos, de um modo ou de outro, todos somos. Quem nunca perguntou: “O que é isto? Por que isto é assim?” Ao fazer perguntas manifestamos o desejo de conhecer a verdade sobre as coisas. Eis aí, lato senso, o filósofo: alguém com atitude de amizade e amor ao conhecimento e à sabedoria.

Em sentido estrito filosofar é apresentar as razões últimas para a existência de cada coisa; é também refletir sobre aspectos da realidade – ou sobre a sua totalidade – considerando as implicações em nosso cotidiano. Das muitas perguntas possíveis, algumas são insignificantes e em nada contribuem para o progresso do mundo; outras, ao invés, se impõem à todos e, dependendo da resposta que temos, organizamos o nosso modo de agir presente e futuro.

Quem sou eu? De onde vim e para onde vou? Destas perguntas ninguém pode fugir e, muito menos desdenhá-las, pois enquanto o ser humano não encontra resposta exaustiva a tais questões, não se realiza plenamente naquilo que o especifica e o distingue de todos os demais seres: pessoa humana. Conhecer Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino – alguns dos gênios do filosofar ocidental – é de capital importância para adentrar as diferentes correntes de pensamento filosófico.

Neste “dia do filósofo” desejo que o seu amor pela sabedoria o leve por caminhos que sejam respostas para a sua vida. Melhor: que sua busca o leve a encontrar Aquele que se revelou “Caminho, Verdade e Vida”, Jesus Cristo.
A todos os filósofos que, por vocação ou profissão, trabalham na pesquisa e ensinamento, e aos que desejam tornar-se verdadeiros filósofos, o mais cordial “Parabéns” e o mais profundo agradecimento pela sua contribuição na busca da verdade.

Padre Helio Fronczak
Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Belém