Esta semana o Professor Dr Padre João Paulo de Mendonça Dantas publicou um dos seus artigos em alemão. O artigo trata da figura teológica do ministro ordenado, a luz de uma expressão que se encontra pela primeira vez do magistério do concilio do vaticano II, isto é, o ministro ordenado age in persona Christi capitis, na pessoa de cristo cabeça.

 

A grade questão é saber o que o concílio vaticano II quis dizer com isso, o que significa agir na Pessoa de Cristo Cabeça e este artigo vai explicar como o concílio chegou a esta expressão, o que ela significa e como o magistério pós-conciliar acolheu e aprofundou a expressão in persona Christi capitis.

 

O Padre João Paulo Dantas é Coordenador de pós-graduação e extensão e professor do Curso de Teologia da Faculdade Católica de Belém, também é professor da Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça).

 

O Artigo foi publicado em uma obra coletiva em alemão que foi elaborado em 2014, no Simpósio Internacional sobre o perfil Teológico do Diaconato, na Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça), onde Treze conferencistas de sete países diferentes apresentaram os frutos de suas pesquisas teológicas sobre o diaconato. Essa publicação foi traduzida pelas edições CNBB, que já disponibiliza a venda pelo site e até o final do ano será feito o Lançamento aqui em Belém do Pará.

 

Foto: Arquivo CNBB