NOME: MONS. RAIMUNDO ANTONIO DA SILVA (MONS. GABRIEL)
DISCIPLINA: LITURGIA
Turma: 3º Semestre de Teologia

 

Atividade I – Fichamento do texto: “A liturgia, expressão da fé.”
(Obs: esse trabalho foi solicitado em sala de aula, e somente o Francisco Messias e o Orlando de Souza o entregaram. Solicito que os demais me enviem.)

Atividade II – Fazer síntese dos textos: “Vida litúrgica no Seminário” e “Celebrar como cristãos na idade secular”, tendo em vista um conhecimento profundo que emerge da própria finalidade da reforma e renovação litúrgica postulada pelo Concílio Vaticano II.

Usando o seguinte esquema:

Na introdução, destaque:
– Qual a importância da liturgia em todo o processo formativo dos futuros pastores do povo de Deus. E a função do ano litúrgico.

1. Formação com vista à participação: a formação litúrgica dos fiéis e de seus pastores é um dos objetivos permanentes da renovação litúrgica; os três motivos que tornam urgente uma sólida formação e vivencia litúrgica dos futuros presbíteros (OT 8, PO 13, SC 19).

2. Realidade atual da formação litúrgica, para ser completada com o texto de Boselli: “Celebrar como cristãos na idade secular”.

3. A formação litúrgica – 3.1. o sentido da formação; 3.2 -objetivos da formação: formar uma personalidade litúrgica, 3.2.2 – formar uma pessoa equilibrada e integrada, 3.2.3- formar o espírito e a ação eclesial, 3.2.4 – formar para uma sensibilidade simbólico-sacramental.

4. Aspectos característicos da formação: 4.1-Unitária, 4.2-Adaptada as pessoas, 4.3- ação mistagógica.

5. Aspectos da formação dos futuros presbíteros: 5.1-sensibilidade ao sagrado, 5.2-educar para a ritualidade, 5.3-capacitar para o discernimento criativo, 5.4-o espírito de comunhão eclesial.

Atividade III – Usando da síntese pessoal, destaque os elementos mais urgentes e desafiadores da sua formação litúrgica.

Essas três atividades equivalem a 1ª Avaliação.
Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]

Um forte abraço para todos.
Mons. Gabriel.