“Ouve-me, Senhor, pois tua piedade é benigna,
conforme tua grande misericórdia olha para mim” (Sl 68, 17).

Caríssimos acadêmicos (as), Graça e Paz do Senhor!

Iniciamos, neste Domingo de Ramos, mais uma Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Aí começa uma nova fase na história do povo de Israel, quando todos se voltam para a cena da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Nesta Semana Santa de 2020 será vivida e celebrada de forma diferente da tradicional por vivermos em tempos de COVID-19.
A Semana Santa deve ser um tempo de recolhimento, interiorização e abertura do coração e da mente para o Deus da vida. Significa fazer uma parada para reflexão e reconstrução da espiritualidade, essencial para o equilíbrio emocional e a segurança no caminho natural da história de vida com mais objetividade e firmeza.
Celebrar a Semana Santa é celebrar a vitória de Cristo em nossa vida. Cada um de nós é convidado a recomeçar, a deixar o pecado e iniciar uma vida nova; por isso, vivamos com intensidade a Paixão de Cristo, que é uma via de dor, mas também o caminho da esperança e salvação no tempo em que vivemos, por conta deste vírus.
Estamos no tempo oportuno para refletirmos a nossa vida e nos determinar a morrer para o pecado, assumindo uma vida nova em Cristo. “Nestes dias do Tríduo Sagrado, não nos limitemos a celebrar a Paixão do Senhor, mas entremos no mistério, façamos nossos os seus sentimentos e as suas atitudes. Assim, a nossa Páscoa será feliz” (Papa Francisco).
Queridos irmãos, nós sabemos que Jesus foi açoitado, esbofeteado, foi insultado e cuspido. O detalhe principal é que nenhum sofrimento O fez desistir de sua missão nem ter atitude de vingança. Ele deixou claro que o perdão é mais forte que a vingança.
Em tempos difíceis, peçamos a Deus que derrame as suas bençãos sobre o mundo e ao povo brasileiro. Acompanhemos esta semana santa pelos meios de comunicação rezando e pedido a Deus. Celebremos com fé e piedade a memória desta entrada de Jesus em Jerusalém, sigamos os passos de nosso salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.
Por uma Semana Santa que seja um verdadeiro encontro com Cristo, o Filho de Deus que veio para resgatar a humanidade e a toda Criação, do egoísmo, da opressão, e de tudo que destrói e desfigura a nossa vocação a uma vida plena e abundante.

Belém, 05 de abril de 2020

LEONARDO DOS SANTOS DE LIMA
SECRETÁRIO DO CENTRO ACADÊMICO