Nesta segunda-feira, 10, a Faculdade Católica de Belém deu início ao último semestre letivo de 2020. Uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém e Grão-Chanceler da faculdade, dom Alberto Taveira Corrêa, foi realizada no auditório Guará do Centro de Cultura e Formação Cristã (anexo à FACBEL) marcando o começo de mais uma jornada de estudos. Vários sacerdotes formadores e que lecionam na instituição estiveram presentes e concelebraram, entre eles o bispo auxiliar de Belém e coordenador do curso de Teologia, dom Antônio de Assis Ribeiro, e o diretor geral da FACBEL, Cônego Vladian Alves.

Diferente de todos os outros anos, a celebração contou com número restrito de pessoas. Compareceram alguns professores, alunos e convidados para o momento celebrativo. Todos obedeceram as normas das autoridades de saúde para o combate ao novo coronavírus.

A partir de agora, as aulas iniciam de modo on-line em uma plataforma disponibilizada pela faculdade. Os alunos seguirão as recomendações dos professores em cada disciplina. O objetivo é manter o horário de aulas, como de costume, mudando somente o local da aula que passa a ser ministrada em alguma plataforma digital.

O aluno Romário Cardoso, que cursará o quarto semestre de teologia, comentou a expectativa dos alunos diante do novo cenário de ensino e aprendizagem trazidos pela pandemia. “A expectativa de todos os discentes da Católica de Belém é de que consigamos corresponder à plataforma da faculdade neste novo modo desafiador de fazer educação”, afirmou.

Com um olhar otimista, dom Antônio destacou que diante das dificuldades do tempo presente é possível manter o bom nível de ensino com criatividade e compromisso. “Estamos retomando nossas atividades após um semestre difícil, tivemos de nos reinventar, ser muito criativos, e graças a Deus conseguimos cumprir todo o nosso planejamento do primeiro semestre. Continuaremos com as aulas online, estamos com novos professores, com novos estudantes e mantemos o compromisso de contribuir na formação do clero e dos leigos do nosso regional”, disse.

Pós-Graduação – Ao final da celebração, o Cônego Vladian agradeceu a presença do grão-chanceler da FACBEL: “obrigado, dom Alberto. Sua presença sempre nos confirma na missão”, disse.

Além de declarar aberto o semestre, o padre aproveitou o momento para anunciar que já está em fase de análise no CONSUP (Conselho de Ensino Superior) da Católica de Belém, o projeto de uma Pós-Graduação em Gestão e Docência no Ensino Superior. A coordenação do projeto está com a Profª Ana Telma.

Para o Cônego Vladian, a confiança em Deus permite sonhar e realizar projetos que edifiquem ainda mais a faculdade. “Pedimos a Ele que nos acompanhe, por isso sempre começamos nosso semestre com a Eucaristia e, dessa forma, se abre para nós este horizonte onde estamos nos adaptando com as aulas on-line e percebemos o esforço dos professores, dos alunos, vendo com esperança e continuidade a formação deles. Esta pós vem em resposta a isso também, é uma oferta a nossos docentes de especializarem-se em gestão, nas plataformas de educação, então é uma resposta nossa”, concluiu.