CNBB em parceria da Faculdade Católica de Belém e a Diocese de Castanhal realizaram o 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

A Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do Setor Espaço Litúrgico realiza a cada dois anos o “Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra”, este ano o evento aconteceu em parceria com a Faculdade Católica de Belém e a Diocese de Castanhal, e teve o objetivo de estimular o debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração.

A décima segunda edição do está acontecendo desde o dia 17 e termina hoje, dia 21 de setembro em Castanhal/PA. Este ano mais de 400 pessoas, envolvidos direta e indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas que desejam se aprofundar na relação na arte, liturgia e arquitetura religiosa estão participando do evento.

Durante os cinco dias de evento serão realizadas conferências sobre os temas relacionados e para isso foram convidados três facilitadores referências no assunto. Um deles é o jesuíta, padre Marco Ivan Rupnik, dedicado à arte e espiritualidade. No Brasil, está à frente do programa iconográfico da Catedral de Castanhal, no Pará. Outra convidada é a diretora da Editora Lipa e do Atelier do Centro Aletti, Maria Campatelli, e Dom Marco Busca, bispo de Mântua também fará parte do time de conferencistas. Atualmente colabora de forma permanente com o Centro Aletti de Roma.

Além das três conferências principais, o encontro também ofereceu oficinas de diversos temas como iluminação; enculturação; os lugares da ação litúrgica; as Comissões de Arquitetura e Arte Sacra; a Iniciação Cristã nas tradições Siríaca, Oriental e Bizantina; o lugar do Batismo; Vida eclesial e praxe pastoral a partir do Batismo.

O Diretor da Faculdade Católica de Belém, Cônego Vladian da Silva Alves, participou da Mesa de abertura do encontro, fazendo as boas vindas e falando da importância de realizar um evento como este, junto com ele estava o Padre Thiago Faccini, assessor do Setor Espaço Litúrgico da CNBB e Dom Carlos Verzeletti Bispo da diocese de Castanhal.