CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA E LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

A Faculdade Católica de Belém, por meio do seu Programa de Pós-graduação, está iniciando o I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Docência do Ensino Superior.

Como a referida instituição de ensino superior, vem evidenciando esforços para ampliação nas mais diversas áreas do conhecimento, para assumir seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município e nosso Estado, o curso compreende os objetivos da faculdade, à medida em que através deste, visa capacitar profissionais graduados e pós graduados, para intervir na realidade através da formulação de projetos científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais.

O Curso de Especialização Docência no Ensino Superior, configura-se como uma grande oportunidade de transformação social no contexto da sala de aula no Ensino Superior, cuja expectativa passa pela qualificação de profissionais com visão sistêmica e interdisciplinar, evidenciando a Gestão e a Docência voltados para o Ensino Superior.

Coordenador (a): Prof. Mestre Vladian Silva Alves

Email: . [email protected] hotmail.com .

Confiante de que nossos pesquisadores farão bom proveito da oportunidade, desejo a todos sucessos nos trabalhos deste e dos próximos anos.

Sejam bem vindos, neste novo momento.Sucesso a todos e bons estudos!

A Coordenação.

Funcionamento

O Projeto funcionará na FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, eventualmente, em outros espaços educacionais, de acordo com as necessidades, em dias e horários estabelecidos pelo Plano das Disciplinas e/ou próprio Projeto.

As atividades a distância, a interação entre professores e alunos acontecerá, em momentos síncronos e assíncronos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, através das seguintes funcionalidades:

  • Material: espaço para disponibilizar páginas editadas no Moodle, links externos, arquivos carregados no site do Moodle.

  • Fórum: espaço para interações entre professores, tutores e professores-alunos. O Fórum, além de texto, pode exibir imagens e arquivos anexados.

  • Bate Papo (Chat): O Chat permite aos participantes uma interação síncrona. É uma opção para promover a troca de idéias e discussões.

  • Swiki: é uma página WEB que pode ser editada colaborativamente, ou seja, qualquer participante pode inserir, editar, apagar textos. As versões antigas são arquivadas e podem ser recuperadas a qualquer momento.

  • Pesquisa de Avaliação: disponibiliza instrumentos de pesquisa úteis para avaliar o processo de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.

  • E-mail: comunicação via texto, a qualquer momento.

Será utilizado os recursos de vídeo-conferência, isto dependendo da velocidade de conexão à Internet, a nível Municipal e Estadual

Duração

O curso terá a duração de 12 meses a partir da data de seu início, tempo necessário à execução do currículo pleno respectivo, não excedendo o prazo, máximo, de 24 (vinte e quatro) meses.

A duração da hora/aula para qualquer turno é de 60 (sessenta) minutos.

Avaliação e Frequência

A verificação da aprendizagem, em cada módulo, abrange aspectos de FREQÜÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E APROVEITAMENTO (atividades curriculares previstas no plano de ensino dos módulos, tais como: seminários, artigos, trabalhos acadêmicos individuais e/ou coletivos e outros), ambos eliminatórios, por si mesmos, e realizados por disciplina.

A freqüência às aulas em cada módulo é obrigatória num percentual, mínimo, de 75% (setenta cinco por cento), vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.

O acadêmico poderá requerer abono de faltas (requerimento próprio), e o(a) professor(a) da disciplina dará provimento ou não, de acordo com a justificativa.

A média mínima de aprovação é 7,0 (sete), em cada disciplina, e no relatório de Conclusão de Curso e ou artigo.

A desistência ou abandono injustificado do módulo resulta na total impossibilidade de retorno, ainda que não esgotado o prazo máximo de realização do mesmo.

A avaliação, em cada módulo, será realizada durante a execução da mesma, considerando o pressuposto de que a aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

  • o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;

  • as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;

  • a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor e o acadêmico em cada atividade, fase ou conjunto de ações.

Objetivo
  • Proporcionar a formação continuada aos profissionais de diversas áreas superiores para o exercício da docência no ensino superior, baseado na prática pedagogia interdisciplinar, na área do ensino superior produzindo conhecimentos teóricos e práticos no contexto Amazônico;
  • Debater a atuação na educação superior a partir das modernas metodologias de ensino remoto e a distância, com aplicação de ações didático-pedagógicas favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada com a sociedade atual;

  • Construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades de promoção de práticas críticas e reflexivas para os participantes;

  • Aprofundar conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo;

  • Discutir criticamente as dimensões éticas, socioambiental, religiosas, políticas e humanas na docência e na gestão no ensino superior;

  • Refletir sobre a participação dos docentes no esforço político e educativo de suas instituições de origem, no sentido de contribuição no seu papel social no processo de desenvolvimento regional no contexto amazônico;

Justificativas

Considerando, a emergência da nova sociedade tecnológica e científica, decorrente da virada do século neste terceiro milênio, as atividades acadêmicas exigem cada vez mais por parte de seus graduados, técnicos e pós-graduandos, que suas ações sejam sistematicamente centradas em parâmetros de planificação científica e de uma formação ética, técnica e humana.

A Faculdade Católica vem dotando-se de grandes responsabilidades, pois tem como primórdio a educação de forma integral, visando formar lideranças, comprometidas com um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, estruturado à luz da fé Católica, pautada na geração do conhecimento filosófico e teológico, buscando formar aqueles fazem parte desse ambiente acadêmico incorporando conhecimentos tradicionais, regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz da ética e da moral cristã, configurando sua missão institucional como sendo a de: “Universalizar conhecimentos para a formação humana integral e o uso sustentável das potencialidades Amazônicas, em prol do bem comum, à luz da fé e da moral católica”.(PDI,2019)

As grandes alterações hoje em marcha nas sociedades humanas, têm dado origem a inúmeros problemas sócio-históricos de diversas ordens. Para o seu equacionamento, as universidades têm um importante papel neste processo, principalmente porque, é um espaço educativo de produção de conhecimentos e domina consideravelmente, os processos metodológicos de ensino, pesquisa e extensão, assim como suas implicações humanas, éticas e sociais. Segundo Diretrizes da instituição:

A FACBEL se pautará na geração do conhecimento filosófico, biológico, tecnológico e das artes com a perspectiva de melhorar o homem e a sua relação com o ambiente que o cerca, incorporando conhecimentos tradicionais regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz ética e da moral cristã. (PDI,2019)

Como a Faculdade Católica de Belém, vem envidando esforços nas mais diversas áreas do conhecimento para desempenhar o seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município, Estado e de nossa região Amazônica. A coordenação ao propor este Curso de Especialização como Formação Continuada, compreende os objetivos da Faculdade, na medida em que através deste Curso visa capacitar profissionais graduados/graduandos, para intervir na realidade através da formulação de projetos pedagógicos e científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais. O que Segundo Diretrizes da FACBEL apresenta:

promover o ensino, a pesquisa e a extensão em nível superior, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, em consonância com o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Dentro dessa perspectiva, a FACULDADE CATÓLICA DE BELÉM tem como aspiração proporcionar condições concretas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento do Estado do Pará, direcionando suas políticas e ações para o avanço do conhecimento com base nos problemas e demandas da comunidade na qual está inserida (.(PDI,2019)

Faz-se oportuno lembrar, para fortalecer a necessidade histórica desta instituição na região amazônica principalmente porque o público beneficiário apresenta interesse na continuidade de seus estudos acadêmicos e acesso em cursos de pós graduação na área da educação, na área de ciências humanas e na área de ciências sociais aplicadas.

Neste sentido, o curso proposto também seria uma alternativa aos graduados que buscam aprofundamentos de conhecimentos na área da DOCÊNCIA e LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL fornecendo-lhes embasamentos teóricos metodológicos para que possam melhor responder aos desafios de um futuro de outros Cursos de especialização Mestrado, e/ou similares, sobretudo daqueles que visam a construção de conhecimentos.

Contudo, nossa experiência como gestor, coordenador e professor, na Faculdade Católica de Belém, e como coordenador (no referido curso), observamos que são vários os fatores fortes nas dificuldades dos docentes e gestores em produzir mudanças no processo de ensino aprendizagem, a ausência da investigação cientifica seja por parte dos docentes como também os discentes, entre outros. Além disso, a nossa experiência indica a existência de um anseio por parte dos docentes que atuam nos cursos de graduação em buscar justificativas para uma melhor aplicabilidade dos procedimentos metodológicos, que podem serem utilizados nesses níveis de ensino. Privilegiando a formação de pesquisadores e novos agentes sociais.

Considerando que o referido curso de formação continuada, da FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, já aborda com sucesso as questões didáticas metodológicas do processo de ensino aprendizagem e que não é possível incluir em tal curso uma carga horária que supra as necessidades dos docentes no que diz respeito é que consideramos apresentar a projeto de um curso de especialização com objetivo de fortalecer a formação dos docente-pesquisador para atuarem na DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.

A FACBEL vem projetando-se em um cenário como uma instituição não apenas de ensino e pesquisa, mas que visa contribuir para a transformação da sociedade, por meio da participação cidadã de pessoas comprometidas com os princípios cristãos, dialogando com outras religiões, vislumbrando a justiça social.

Pelo exposto acima é que estamos apresentando o presente projeto do CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA E LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.

Desenho Curricular

4. DESENHO CURRICULAR

Nº Ord.

Módulos

Disciplinas

CH

CR

Professor

Vinculo Institucional

outros

1º MÓDULO – Teórico-Instrumental

01

Fundamentos Históricos da Educação Crista

20 h

02

02

Tecnologia da informação aplicada no ensino superior e Metodologias Ativas.

30 h

02

03

Fundamentos Socio Cultural Bases Paradigmas p/ atualidade

30 h

02

04

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

40 h

03

05

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem.

20 h

02

06

Didática no Ensino Superior

40 h

03

07

Gestão Educacional, Planejamento e Currículo na Educação Superior.

40 h

03

08

Avaliação do processo ensino-aprendizagem

20 h

02

2º MÓDULO: INSTRUMENTAL E LEGISLAÇÃO

09

Gestão Estratégica Organizacional e Gestão de Projetos

30 h

10

Política, Direito e Legislação Educacional

20 h

02

11

Gestão no Ensino Superior e o Processo de Inclusão.

30 h

02

12

Avaliação da Educação Superior

20 h

02

3º MÓDULO – Metodológico Instrumental

13

Seminário Gestão PRÁTICAS DOCENTES, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

20 h

02

X

14

Orientação do Trabalho de Conclusão de Especialização (TCE)

30 h

03

Equipe de Professores

TOTAL

390h

Corpo Docente

Professoras

Titulação

Função no projeto

contato

Vladian Silva Alves

Mestre

Coordenador/

Padre Joao Paulo Dantas

Doutor

Docente

D.Antonio de Assis

Mestre

Docente

Ana Telma Monteiro de Sousa

Doutora

Docente

Elizabeth Teixeira

Doutora

Docente

Ir.Iranilson Correia de Lima

Mestre

Docente

Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva

Mestre

Docente

Marcelo Valente

Doutor

Docente

Neire Cristina Carvalho Dias

Mestre

Docente

João Joaquim Santos

Mestre

Docente

Waldiza Lima Salgado Santos

Mestre:

Docente

 

Metodologia

 

Conforme PDI (2019), a formação acadêmica continuada, em nível de graduação e de pós-graduação, este sim um patamar que prepara para a realização de ações transformadoras, identificará e capacitará lideranças que poderão ter um efeito muito maior junto à sociedade, configurando a VISÃO institucional como: Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A formação será realizada na modalidade ensino presencial e ensino remoto. No Projeto, são previstos módulos com etapas presenciais, nas quais serão realizadas atividades pedagógicas, oficinas disciplinares e interdisciplinares. Os módulos incluirão, também, etapas a distância onde o professor-aluno desenvolverá atividades pré-estabelecidas e acompanhadas pelo docente responsável pelo módulo.

O Projeto de Formação Continuada, CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA E LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, está pensado a partir da realidade das universidades e para ela converge. Sendo um dos seus princípios básicos, a possibilidade de mesclar a formação presencial e a distância para dar oportunidade a uma formação contextualizada, capaz de proporcionar não só a reflexão das práticas efetivamente vividas pelos professores, como também a atuação nesta mesma realidade a partir da elaboração e experiências de propostas inovadoras para a gestão prática pedagógica docente.

Cada módulo o aluno receberá o Guia Didático do Módulo, antes do primeiro encontro presencial, sendo que em cada módulo haverá dois momentos presenciais que acontecem corresponderão 50% da carga horária do módulo. Os momentos presenciais serão marcados pela reflexão em torno da prática e dos conceitos próprios de cada área de conhecimento. As etapas a distância servirão de momentos de aprofundamentos e de integração dos professores em torno de propostas para a realidade escolar.

O formato do Projeto agrega a vantagem de proporcionar uma integração entre os professores-alunos e garantir a interação com os docentes através das tecnologias da comunicação.

O módulo de metodologia cientifica e orientação do trabalho final do curso, será destinado àqueles professores-alunos que desejarem integralizar a carga horária para completarem um curso de pós-graduação em nível lato sensu.

O Curso será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, e demais técnicas dinâmica de grupo, por meio das quais serão trabalhados as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem.