APRESENTAÇÃO
A Faculdade Católica de Belém, por meio do Programa de Pós-graduação, está iniciando mais uma turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu -Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior.
Como a referida instituição de ensino superior, vem evidenciando esforços para ampliação nas mais diversas áreas do conhecimento, para assumir seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município e nosso Estado, o curso compreende os objetivos da faculdade, à medida em que através deste, visa capacitar profissionais graduados e pós graduados, para intervir na realidade através da formulação de projetos científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais.
O Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA: OS FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO DO OCIDENTE oferecido pela Faculdade Católica de Belém, tem como diferencial a alta qualificação do corpo docente, aliada a experiência de mercado dos mesmos; o padrão de qualidade de ensino, que se utiliza de abordagens metodológicas com atualização constante e análises críticas com as melhores práticas de ensino e orientados para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O curso se apresenta estruturado em 12 disciplinas, organizados em 03 módulos. As aulas são baseadas em discussões de estudo de casos, leitura de capítulos de livros que constam na bibliografia básica, com ênfase na fixação dos conteúdos nucleares, bem como na leitura e discussão de artigos acadêmicos (específicos da área de cada disciplina).
As disciplinas serão avaliadas através de provas teóricas, provas práticas, seminários, trabalhos individuais e em grupo, a critério do professor responsável pela disciplina.
Coordenador (a): Prof. Dra. Graciete de Nazaré dos Santos Cardoso
Email: [email protected]
Confiante de que nossos pesquisadores farão bom proveito da oportunidade, desejo a todos sucessos nos trabalhos deste e dos próximos anos.
Sejam bem vindos, neste novo momento. Sucesso a todos e bons estudos!
A Coordenação.
Funcionamento
O Projeto funcionará na FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, eventualmente, em outros espaços educacionais, de acordo com as necessidades, em dias e horários estabelecidos pelo Plano das Disciplinas e/ou próprio Projeto.
Investimentos e Inscrições
Investimento:
- Inscrições: R$ 60
(Até o dia 31/01/2022 Presencial e pelo site) - Mensalidade: R$ 400,00 (quatrocenstos reais)
OBS. 30% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês
(R$ 280,00) - Horário das Aulas: Aos finais de semana alternados.
Documentos necessários:
As inscrições para as 45 vagas disponíveis estão abertas pelo site ou na secretaria da Faculdade Católica de Belém. Para fazer sua inscrição, o estudante deve apresentar a seguinte documentação:
- Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
- Xerox da identidade
- Xerox do CPF
- Comprovante de residência
- 1 foto 3×4 atual
Obs.: A entrega de todos os documentos é OBRIGATÓRIA para efetivação da matrícula.
A confirmação do início do curso depende do número mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos). Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de início de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução integral do valor como primeira mensalidade.
Duração
- O curso terá a duração de 12 meses mais 02 meses para a monografia (total de 14 meses) a partir da data de seu início, tempo necessário à execução do currículo pleno respectivo, não excedendo o prazo, máximo, de 24 (vinte e quatro) meses.
- A duração da hora/aula para qualquer turno é de 50 (cinquenta) minutos.
Avaliação , Frequência e Aprovação
A verificação da aprendizagem, em cada módulo, abrange aspectos de FREQÜÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E APROVEITAMENTO (atividades curriculares previstas no plano de ensino dos módulos, tais como: seminários, artigos, trabalhos acadêmicos individuais e/ou coletivos e outros), ambos eliminatórios, por si mesmos, e realizados por disciplina.
A freqüência às aulas em cada módulo é obrigatória num percentual, mínimo, de 75% (setenta cinco por cento), vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
O acadêmico poderá requerer abono de faltas (requerimento próprio), e o(a) professor(a) da disciplina dará provimento ou não, de acordo com a justificativa.
A média mínima de aprovação é 7,0 (sete), em cada disciplina, e no relatório de Conclusão de Curso e ou artigo.
A desistência ou abandono injustificado do módulo resulta na total impossibilidade de retorno, ainda que não esgotado o prazo máximo de realização do mesmo.
A avaliação, em cada módulo, será realizada durante a execução da mesma, considerando o pressuposto de que a aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:
- o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;
- as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;
- a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor e o acadêmico em cada atividade, fase ou conjunto de ações.
- Será aprovado, no módulo, o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência da carga horária exigida na referida modalidade e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Objetivo
- Estudar as principais correntes filosóficas que influenciam a constituição do pensamento atual;
Aguçar o desenvolvimento de competências em Filosofia de maneira que o discente se torne capaz de aprofundar grandes temas filosóficos contemporâneos;
Desenvolver a aptidão do discente para produzir conhecimentos e pesquisas na área da Filosofia.
Justificativas
Considerando, a emergência da nova sociedade tecnológica e científica, decorrente da virada do século neste terceiro milênio, as atividades acadêmicas exigem cada vez mais por parte de seus graduados, técnicos e pós-graduandos, que suas ações sejam sistematicamente centradas em parâmetros de planificação científica e de uma formação ética, técnica e humana.
A Faculdade Católica vem dotando-se de grandes responsabilidades, pois tem como primórdio a educação de forma integral, visando formar lideranças, comprometidas com um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, estruturado à luz da fé Católica, pautada na geração do conhecimento filosófico e teológico, buscando formar aqueles fazem parte desse ambiente acadêmico incorporando conhecimentos tradicionais, regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz da ética e da moral cristã, configurando sua missão institucional como sendo a de: “Universalizar conhecimentos para a formação humana integral e o uso sustentável das potencialidades Amazônicas, em prol do bem comum, à luz da fé e da moral católica”.(PDI,2019).
As grandes alterações hoje em marcha nas sociedades humanas, têm dado origem a inúmeros problemas sócio-históricos de diversas ordens. Para o seu equacionamento, as universidades têm um importante papel neste processo, principalmente porque, é um espaço educativo de produção de conhecimentos e domina consideravelmente, os processos metodológicos de ensino, pesquisa e extensão, assim como suas implicações humanas, éticas e sociais. Segundo Diretrizes da instituição:
A FACBEL se pautará na geração do conhecimento filosófico, biológico, tecnológico e das artes com a perspectiva de melhorar o homem e a sua relação com o ambiente que o cerca, incorporando conhecimentos tradicionais regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz ética e da moral cristã. (PDI,2019)
Como a Faculdade Católica de Belém, vem envidando esforços nas mais diversas áreas do conhecimento para desempenhar o seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município, Estado e de nossa região Amazônica. A Coordenação ao propor este Projeto de Curso de Especialização como Formação Continuada, compreende os objetivos da Faculdade, na medida em que através deste Curso visa capacitar profissionais graduados/graduandos, para intervir na realidade através da formulação de projetos pedagógicos e científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais. O que Segundo Diretrizes da FACBEL apresenta:
Promover o ensino, a pesquisa e a extensão em nível superior, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, em consonância com o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Dentro dessa perspectiva, a FACULDADE CATÓLICA DE BELÉM tem como aspiração proporcionar condições concretas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento do Estado do Pará, direcionando suas políticas e ações para o avanço do conhecimento com base nos problemas e demandas da comunidade na qual está inserida (.(PDI,2019)
Faz-se oportuno lembrar, para fortalecer a necessidade histórica desta instituição na região amazônica principalmente porque o público beneficiário apresenta interesse na continuidade de seus estudos acadêmicos e acesso em curso de pós graduação na área da educação superior e ou afins.
Neste sentido, o curso proposto também seria uma alternativa aos graduados que buscam aprofundamentos de conhecimentos na área da DOCÊNCIA, e GESTÃO, fornecendo-lhes embasamentos teóricos metodológicos para que possam melhor responder aos desafios de um futuro de outros Cursos de especialização Mestrado, e/ou similares, sobretudo daqueles que visam a construção de conhecimentos.
Contudo, nossa experiência como gestor, coordenador e professor, na Faculdade Católica de Belém, observamos que são vários os fatores fortes nas dificuldades dos docentes e gestores em produzir mudanças no processo de ensino aprendizagem, a ausência da investigação cientifica seja por parte dos docentes como também os discentes, entre outros. Além disso, a nossa experiência indica a existência de um anseio por parte dos docentes que atuam nos cursos de graduação em buscar justificativas para uma melhor aplicabilidade dos procedimentos metodológicos, que podem serem utilizados nesses níveis de ensino. Privilegiando a formação de pesquisadores e novos agentes sociais.
Considerando que o referido curso de formação continuada, da FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, já aborda com sucesso as questões didáticas metodológicas do processo de ensino aprendizagem e que não é possível incluir em tal curso uma carga horária que supra as necessidades dos docentes, consideramos apresentar o projeto de um curso de especialização com objetivo de fortalecer a formação dos docentes-pesquisadores para atuarem na gestão e docência no ENSINO SUPERIOR.
A FACBEL vem projetando-se em um cenário como uma instituição não apenas de ensino e pesquisa, mas que visa contribuir para a transformação da sociedade, por meio da participação cidadã de pessoas comprometidas com os princípios cristãos, dialogando com outras religiões, vislumbrando a justiça social.
Pelo exposto acima é que estamos apresentando o presente projeto do CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.
Desenho Curricular
1º MÓDULO – GÊNESIS E RECPEÇÃO DO PENSAMENTO ONTO-TEOLÓGICO GREGO
01 – Platão – CH: 30 horas/aula
02 – Aristóteles – CH: 30 horas/aula
03 – Escolas filosóficas helenisticas – CH: 30 horas/aula
04 – Recepção do pensamento antigo pelos padres da Igreja – CH: 30 horas/aula
2º MÓDULO: A NOVIDADE DO PENSAMENTO CRISTÃO: PESSOALMENTE E RELACIONALIDADE
05 – Santo Agostinho – CH: 30 horas/aula
06 – Outros autores agostinianos – CH: 30 horas/aula
07 – Tomás de Aquino – CH: 30 horas/aula
08 – Outros autores tomistas – CH: 30 horas/aula
3º MÓDULO – OS AVANÇOS E DESAFIOS DO OCIDENTE CONTEMPORÂNEO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRANSCEDÊNCIA
09 – Compreenção do fenômeno religioso frente à psicologia evolucionista – CH: 30 horas/aula
10 – Ciberespaço e relações humanas – CH: 30 horas/aula
11 – Ética cristã e compromisso social – CH: 30 horas/aula
12 – Metodologia: trabalho científico – CH 30 horas/aula
TOTAL: 360 horas/aula
OBS: Orientações para o TCE – 27/04/24 a 03/08/24
Corpo Docente
Docentes | Titulação | Função no projeto |
GRACIETE N.S. CARDOSO | Doutora | Coordenadora |
DOM MUNIZ | Doutor | Docente |
D.ANTONIO DE ASSIS | Mestre | Docente |
ANA TELMA MONTEIRO DE SOUSA | Doutora | Docente |
ELIZABETH TEIXEIRA | Doutora | Docente |
IR.IRANILSON CORREIA DE LIMA | Mestre | Docente |
RUBIA PIMENTEL | Mestra | Docente |
MARCELO VALENTE | Doutor | Docente |
MANUELA LIMA CARVALHO DA | Doutora | Docente |
Metodologia
Conforme PDI (2019), a formação acadêmica continuada, em nível de graduação e de pós-graduação, este sim um patamar que prepara para a realização de ações transformadoras, identificará e capacitará lideranças que poderão ter um efeito muito maior junto à sociedade, configurando a VISÃO institucional como: Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
A formação será realizada na modalidade ensino presencial e ensino remoto. No Projeto, são previstos módulos com etapas presenciais, nas quais serão realizadas atividades pedagógicas, oficinas disciplinares e interdisciplinares. Os módulos incluirão, também, etapas a distância onde o professor-aluno desenvolverá atividades pré-estabelecidas e acompanhadas pelo docente responsável pelo módulo.
O Projeto de Formação Continuada, CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA: OS FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO DO OCIDENTE, está pensado a partir da realidade das universidades e para ela converge. Sendo um dos seus princípios básicos, a possibilidade de mesclar a formação presencial e a distância para dar oportunidade a uma formação contextualizada, capaz de proporcionar não só a reflexão das práticas efetivamente vividas pelos professores, como também a atuação nesta mesma realidade a partir da elaboração e experiências de propostas inovadoras para a gestão prática pedagógica docente.
Cada módulo o aluno receberá o Guia Didático do Módulo, antes do primeiro encontro presencial, sendo que em cada módulo haverá dois momentos presenciais que corresponderão a 50% da carga horária do módulo. Os momentos presenciais serão marcados pela reflexão em torno da prática e dos conceitos próprios de cada área de conhecimento. As etapas a distância servirão de momentos de aprofundamentos e de integração dos professores em torno de propostas para a realidade escolar.
O formato do Projeto agrega a vantagem de proporcionar uma integração entre os professores-alunos e garantir a interação com os docentes através das tecnologias da comunicação tanto na etapa presencial como na etapa a distância.
O módulo de metodologia cientifica e orientação do trabalho final do curso, será destinado àqueles professores-alunos que desejarem integralizar a carga horária para completarem um curso de pós-graduação em nível lato sensu.
O Curso será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, aulas remotas ou EAD, e demais técnicas dinâmica de grupo, por meio das quais serão trabalhados as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem.
Para tanto, as disciplinas estão organizadas em três (3) módulos, tendo como coroamento do processo de aprendizagem a elaboração do TCE para a conclusão do curso que deverá ser apresentada no prazo de 12 meses, após o término das disciplinas.
Secretaria
Segunda a Sexta
7h30 às 12h e 14h às 17h
Coordenação Filosofia
Quarta e Sexta
8h às 11h
Coordenação Teologia
Terça 7h30 às 12h
Sexta 7h30 às 9h