CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

APRESENTAÇÃO

A Faculdade Católica de Belém, por meio do Programa de Pós-graduação, está iniciando o I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior.

Como a referida instituição de ensino superior, vem evidenciando esforços para ampliação nas mais diversas áreas do conhecimento, para assumir seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município e nosso Estado, o curso compreende os objetivos da faculdade, à medida em que através deste, visa capacitar profissionais graduados e pós graduados, para intervir na realidade através da formulação de projetos científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais.

O Curso de Especialização Gestão e a Docência no Ensino Superior, configura-se como uma grande oportunidade de transformação social no contexto da sala de aula no Ensino Superior, cuja expectativa passa pela qualificação de profissionais com visão sistêmica e interdisciplinar, evidenciando a Gestão e Docência voltados para o Ensino Superior.

Coordenador (a): Prof. Mestre Cônego Vladian Silva Alves

Email: [email protected] hotmail.com  Contato: 91 4009.1550

Confiante de que nossos pesquisadores farão bom proveito da oportunidade, desejo a todos sucessos nos trabalhos deste e dos próximos anos.

Sejam bem vindos, neste novo momento. Sucesso a todos e bons estudos!

A Coordenação.

Funcionamento

O Projeto funcionará na FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, eventualmente, em outros espaços educacionais, de acordo com as necessidades, em dias e horários estabelecidos pelo Plano das Disciplinas e/ou próprio Projeto.

As atividades a distância, a interação entre professores e alunos acontecerá, em momentos síncronos e assíncronos, no Ambiente Virtual da Plataforma Suíte, através das seguintes funcionalidades:

1. Gmail

É uma ferramenta de comunicação entre diversos grupos diferentes, possibilita uma interação mais direta, contando com um vasto espaço de armazenamento e com o fácil acesso por meio de aplicativos em smartphones e tablets ou diretamente no navegador de um computador.

2. Google Sala de Aula

Desenvolvido com o objetivo de aprimorar os processos em uma sala e tornar o aprendizado mais eficaz.

3. Google Drive

Oferece ferramentas de edição de texto, apresentações em slides e planilhas, além de ser um ótimo espaço de armazenamento em nuvem para os utilizadores.

4. Google Agenda

Permite a elaboração de calendários com a possibilidade de adicionar eventos e compromissos com os horários e dias programados.

5. Google Hangouts

A ferramenta Google Hangouts tem como finalidade uma comunicação mais dinâmica, possibilitando ligações de áudio e vídeo ou por bate-papo entre os utilizadores.

Investimentos e Inscrições

Investimento:

  • Mensalidade: R$300,00 (Trezentos Reais)
  • Horário das Aulas: Finais de Semana (a cada 15 dias)

-Sábado: 08h às 12h – 14h às 18h

-Domingo: 08h às 12h

Documentos necessários:

Obs.: A entrega de todos os documentos é OBRIGATÓRIA para efetivação da matrícula.

A confirmação do início do curso depende do número mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos). Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de início de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução integral do valor como primeira mensalidade.

Para Informações e Inscrições:

Inscrições abertas para o curso Gestão e Docência no Ensino Superior

Atendendo à demanda dos docentes dos cursos , a Faculdade Católica de Belém, irá oferecer no ano de 2021, o CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR .As inscrições para as 50 vagas disponíveis estão abertas e seguem até o dia 08 de Janeiro de 2021 pela internet ou na Secretaria da Faculdade Católica de Belém.

O curso tem o objetivo de auxiliar na formação teórica e prática de docentes para o ensino superior, com o desenvolvimento de análise dos processos pedagógicos, o planejamento de ensino, de metodologias e a prática de utilização destes por meio de micro-aulas. Os encontros ocorrerão nos finais de semana (a cada 15 dias) aos sábados pela manhã e tarde, domingo pela manhã.

Duração
  • O curso terá a duração de 12 meses a partir da data de seu início, tempo necessário à execução do currículo pleno respectivo, não excedendo o prazo, máximo, de 24 (vinte e quatro) meses.
  • A duração da hora/aula para qualquer turno é de 50 (cinquenta) minutos.
Avaliação , Frequência e Aprovação

– A verificação da aprendizagem, em cada módulo, abrange aspectos de FREQÜÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E APROVEITAMENTO (atividades curriculares previstas no plano de ensino dos módulos, tais como: seminários, artigos, trabalhos acadêmicos individuais e/ou coletivos e outros), ambos eliminatórios, por si mesmos, e realizados por disciplina.

A freqüência às aulas em cada módulo é obrigatória num percentual, mínimo, de 75% (setenta cinco por cento), vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.

O acadêmico poderá requerer abono de faltas (requerimento próprio), e o(a) professor(a) da disciplina dará provimento ou não, de acordo com a justificativa.

A média mínima de aprovação é 7,0 (sete), em cada disciplina, e no relatório de Conclusão de Curso e ou artigo.

A desistência ou abandono injustificado do módulo resulta na total impossibilidade de retorno, ainda que não esgotado o prazo máximo de realização do mesmo.

A avaliação, em cada módulo, será realizada durante a execução da mesma, considerando o pressuposto de que a aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

  • o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;
  • as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;
  • a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor e o acadêmico em cada atividade, fase ou conjunto de ações.
  • Será aprovado, no módulo, o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência da carga horária exigida na referida modalidade e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Objetivo
  • Proporcionar a formação continuada aos profissionais de diversas áreas superiores para o exercício da docência no ensino superior, baseado na prática pedagogia interdisciplinar, na área do ensino superior produzindo conhecimentos teóricos e práticos no contexto Amazônico;
  • Debater a atuação na educação superior a partir das modernas metodologias de ensino remoto e a distância, com aplicação de ações didático-pedagógicas favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada com a sociedade atual;

  • Construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades de promoção de práticas críticas e reflexivas para os participantes;

  • Aprofundar conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo;

  • Discutir criticamente as dimensões éticas, socioambiental, religiosas, políticas e humanas na docência e na gestão no ensino superior;

  • Refletir sobre a participação dos docentes no esforço político e educativo de suas instituições de origem, no sentido de contribuição no seu papel social no processo de desenvolvimento regional no contexto amazônico;

Justificativas

Considerando, a emergência da nova sociedade tecnológica e científica, decorrente da virada do século neste terceiro milênio, as atividades acadêmicas exigem cada vez mais por parte de seus graduados, técnicos e pós-graduandos, que suas ações sejam sistematicamente centradas em parâmetros de planificação científica e de uma formação ética, técnica e humana.

A Faculdade Católica vem dotando-se de grandes responsabilidades, pois tem como primórdio a educação de forma integral, visando formar lideranças, comprometidas com um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, estruturado à luz da fé Católica, pautada na geração do conhecimento filosófico e teológico, buscando formar aqueles fazem parte desse ambiente acadêmico incorporando conhecimentos tradicionais, regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz da ética e da moral cristã, configurando sua missão institucional como sendo a de: “Universalizar conhecimentos para a formação humana integral e o uso sustentável das potencialidades Amazônicas, em prol do bem comum, à luz da fé e da moral católica”.(PDI,2019).

As grandes alterações hoje em marcha nas sociedades humanas, têm dado origem a inúmeros problemas sócio-históricos de diversas ordens. Para o seu equacionamento, as universidades têm um importante papel neste processo, principalmente porque, é um espaço educativo de produção de conhecimentos e domina consideravelmente, os processos metodológicos de ensino, pesquisa e extensão, assim como suas implicações humanas, éticas e sociais. Segundo Diretrizes da instituição:

A FACBEL se pautará na geração do conhecimento filosófico, biológico, tecnológico e das artes com a perspectiva de melhorar o homem e a sua relação com o ambiente que o cerca, incorporando conhecimentos tradicionais regionais ao contexto da academia, interpretando e aplicando esse conhecimento para o bem comum, à luz ética e da moral cristã. (PDI,2019)

Como a Faculdade Católica de Belém, vem envidando esforços nas mais diversas áreas do conhecimento para desempenhar o seu verdadeiro papel social no processo de desenvolvimento do Município, Estado e de nossa região Amazônica. A Coordenação ao propor este Projeto de Curso de Especialização como Formação Continuada, compreende os objetivos da Faculdade, na medida em que através deste Curso visa capacitar profissionais graduados/graduandos, para intervir na realidade através da formulação de projetos pedagógicos e científicos que dêem respostas aos novos desafios sociais. O que Segundo Diretrizes da FACBEL apresenta:

Promover o ensino, a pesquisa e a extensão em nível superior, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, em consonância com o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Dentro dessa perspectiva, a FACULDADE CATÓLICA DE BELÉM tem como aspiração proporcionar condições concretas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento do Estado do Pará, direcionando suas políticas e ações para o avanço do conhecimento com base nos problemas e demandas da comunidade na qual está inserida (.(PDI,2019)

Faz-se oportuno lembrar, para fortalecer a necessidade histórica desta instituição na região amazônica principalmente porque o público beneficiário apresenta interesse na continuidade de seus estudos acadêmicos e acesso em curso de pós graduação na área da educação superior e ou afins.

Neste sentido, o curso proposto também seria uma alternativa aos graduados que buscam aprofundamentos de conhecimentos na área da DOCÊNCIA, e GESTÃO, fornecendo-lhes embasamentos teóricos metodológicos para que possam melhor responder aos desafios de um futuro de outros Cursos de especialização Mestrado, e/ou similares, sobretudo daqueles que visam a construção de conhecimentos.

Contudo, nossa experiência como gestor, coordenador e professor, na Faculdade Católica de Belém, observamos que são vários os fatores fortes nas dificuldades dos docentes e gestores em produzir mudanças no processo de ensino aprendizagem, a ausência da investigação cientifica seja por parte dos docentes como também os discentes, entre outros. Além disso, a nossa experiência indica a existência de um anseio por parte dos docentes que atuam nos cursos de graduação em buscar justificativas para uma melhor aplicabilidade dos procedimentos metodológicos, que podem serem utilizados nesses níveis de ensino. Privilegiando a formação de pesquisadores e novos agentes sociais.

Considerando que o referido curso de formação continuada, da FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, já aborda com sucesso as questões didáticas metodológicas do processo de ensino aprendizagem e que não é possível incluir em tal curso uma carga horária que supra as necessidades dos docentes, consideramos apresentar o projeto de um curso de especialização com objetivo de fortalecer a formação dos docentes-pesquisadores para atuarem na gestão e docência no ENSINO SUPERIOR.

A FACBEL vem projetando-se em um cenário como uma instituição não apenas de ensino e pesquisa, mas que visa contribuir para a transformação da sociedade, por meio da participação cidadã de pessoas comprometidas com os princípios cristãos, dialogando com outras religiões, vislumbrando a justiça social.

Pelo exposto acima é que estamos apresentando o presente projeto do CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

Desenho Curricular

Iº MÓDULO – TEÓRICO-INSTRUMENTAL

01 – Fundamentos Históricos da Educação Crista

  • Professor: Dr. João Paulo Dantas
  • 20 horas/aula

02 – Tecnologia da informação aplicada no ensino superior e Metodologias Ativas.

  • Professora: Dra. Manuela Lima Carvalho da Rocha
  • 30 horas/aula

03 – Fundamentos Cristológicos, Éticos, Antropológicos da Educação Católica.

  • Professor: Me. D. Antônio de Assis Ribeiro
  • 30 horas/aula

04 – Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

  • Professora: Dra. Elizabeth Teixeira
  • 40 horas/aula

05 – Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem.

  • Professor: Me. Iranilson Corrêa de Lima
  • 20 horas/aula

06 – Didática no Ensino Superior

  • Professora: Dra. Ana Telma Monteiro de Sousa
  • 40 horas/aula

07 – Gestão Educacional, Planejamento e Currículo na Educação Superior.

  • Professor: Dr. Marcelo Valente de Souza
  • 40 horas/aula

08 – Avaliação do processo ensino-aprendizagem

  • Professora: Ma. Margareth Regina
  • 20 horas/aula

IIº MÓDULO: INSTRUMENTAL GERENCIAL

09 – Gestão Estratégica Organizacional e Gestão de Projetos

  • 30 horas/aula
  • Professora: Dra. Manuela Lima Carvalho da Rocha

10 – Política, Direito e Legislação Educacional

  • 20 horas/aula
  • Professor: Dr. Marcelo Valente de Souza

11 – Gestão no Ensino Superior e o Processo de Inclusão.

  • 30 horas/aula
  • Professora: Me. Margareth Regina

12 – Avaliação da Educação Superior

  • 20 horas/aula
  • Professora: Dra. Elizabeth Teixeira

IIIº MÓDULO – METODOLÓGICO INSTRUMENTAL

13 – Seminário Gestão PRÁTICAS DOCENTES, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

  • 20 horas/aula
  • Equipe de Professores

14 – Orientação do Trabalho de Conclusão de Especialização (TCE)

  • 30 horas/aula
  • Equipe de Professores

 

TOTAL: 390 horas/aula

Corpo Docente

 

Docentes

Titulação

Função no projeto

Vladian Silva Alves

Mestre

Coordenador

Padre Joao Paulo Dantas

Doutor

Docente

Dom Antonio de Assis

Mestre

Docente

Ana Telma Monteiro de Sousa

Doutora

Docente

Elizabeth Teixeira

Doutora

Docente

Ir.Iranilson Correia de Lima

Mestre

Docente

Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva

Mestra

Docente

Marcelo Valente

Doutor

Docente

Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva

Mestra

Docente

Manuela Lima Carvalho da Rocha

Doutora

Docente

Metodologia

Conforme PDI (2019), a formação acadêmica continuada, em nível de graduação e de pós-graduação, este sim um patamar que prepara para a realização de ações transformadoras, identificará e capacitará lideranças que poderão ter um efeito muito maior junto à sociedade, configurando a VISÃO institucional como: Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A formação será realizada na modalidade ensino presencial e ensino remoto. No Projeto, são previstos módulos com etapas presenciais, nas quais serão realizadas atividades pedagógicas, oficinas disciplinares e interdisciplinares. Os módulos incluirão, também, etapas a distância onde o professor-aluno desenvolverá atividades pré-estabelecidas e acompanhadas pelo docente responsável pelo módulo.

O Projeto de Formação Continuada, CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, está pensado a partir da realidade das universidades e para ela converge. Sendo um dos seus princípios básicos, a possibilidade de mesclar a formação presencial e a distância para dar oportunidade a uma formação contextualizada, capaz de proporcionar não só a reflexão das práticas efetivamente vividas pelos professores, como também a atuação nesta mesma realidade a partir da elaboração e experiências de propostas inovadoras para a gestão prática pedagógica docente.

Cada módulo o aluno receberá o Guia Didático do Módulo, antes do primeiro encontro presencial, sendo que em cada módulo haverá dois momentos presenciais que corresponderão a 50% da carga horária do módulo. Os momentos presenciais serão marcados pela reflexão em torno da prática e dos conceitos próprios de cada área de conhecimento. As etapas a distância servirão de momentos de aprofundamentos e de integração dos professores em torno de propostas para a realidade escolar.

O formato do Projeto agrega a vantagem de proporcionar uma integração entre os professores-alunos e garantir a interação com os docentes através das tecnologias da comunicação tanto na etapa presencial como na etapa a distância.

O módulo de metodologia cientifica e orientação do trabalho final do curso, será destinado àqueles professores-alunos que desejarem integralizar a carga horária para completarem um curso de pós-graduação em nível lato sensu.

O Curso será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, aulas remotas ou EAD, e demais técnicas dinâmica de grupo, por meio das quais serão trabalhados as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem.

Para tanto, as disciplinas estão organizadas em três (3) módulos, tendo como coroamento do processo de aprendizagem a elaboração de relatório de Conclusão de Curso que deverá ser apresentada no prazo de 12 meses, após o término das disciplinas.