Com o objetivo de dar boas-vindas aos estudantes, professores e colaboradores a Faculdade Católica de Belém – Facbel participaram da Aula-inaugural da Facbel que aconteceu no auditório Guará, na segunda-feira (03).

 

A programação iniciou as 08h, na Paróquia São Pio X, com a celebração da missa que foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Após a celebração todos se dirigiram ao auditório para participar da programação. As aulas inaugurais marcaram o início do ano letivo, uma referente ao curso de Filosofia, outra ao curso de Teologia.

 

A primeira aula foi ministrada pelo Prof. Me. Arnin Braga, docente da instituição. Em sua explanação, o professor abordou os temas “Para que estudar Filosofia ? e Para que estudar Filosofia no Seminário?”, e assim, ressaltou que o Amor à Sabedoria nos permite desenvolver o senso crítico necessário para compreender a realidade, além de abrir o ser humano para uma realidade transcendente. E especificamente aos seminaristas, salientou que a importância do estudo filosófico fundamenta-se em razões bíblicas, doutrinais, formativas e pastorais, sendo portanto um sustentáculo ao estudo teológico.

 

Em seguida, o Prof. Dr. Pe. Aldo, professor do curso de Teologia, ministrou a segunda aula abordando o tema “O Método Teológico”, e assim, apresentou a metodologia teológica e suas vertentes, perpassando pelos primeiros grandes teólogos da Igreja, tais como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Por fim, o professor exortou acerca do caráter sagrado desta ciência, que ultrapassa tratados e teorias, abre-nos ao mistério e diante de Deus, pela oração, é que se realiza a Teologia por excelência.