Aconteceu no último dia 23 de novembro mais um evento científico que buscou elevar a discussão acadêmica com as temáticas do sagrado em suas diferentes interfaces.

A Prof. Doutoranda Virna Salgado Barra (Universidade de Coimbra) apresentou a Geografia do Sagrado como a sua linha de pesquisa e nos falou sobre o a relação do homem com a divindade que, por sua vez, configura novas paisagens alterando e transformando territórios que podem configurar um Espado do Sagrado. A professora Virna, atualmente, escreve a sua Tese de Doutoramento sobre os fluxos migratórios da população judaica que migrou para Amazônia. Uma reflexão relevante que deve ser contemplada na academia a altura das reflexões que pode proporcionar.

Reflexões expostas pelo Prof. Me. Henrique Juvenal foi direcionada para o conceito de “sacro e profano”, análise comparativa entre arte religiosa e arte sacra. Debate sobre arte sacra e aspectos museológicos, como também arte sacra e seus contextos culturais e históricos. Foi ressaltado a relação arte sacra com : documentos eclesiais . Foram expostas 2 imagens barrocas (s. Francisco e s. José de Ribamar) para observação e análise.