Greek statue in engraving style

 

Quem nunca perguntou: “O que é isto? Por que isto é assim?” Ao fazer perguntas manifestamos o desejo de conhecer a verdade sobre as coisas. Eis aí, lato senso, o filósofo: alguém com atitude de amizade e amor ao conhecimento e à sabedoria.

Em sentido estrito filosofar é apresentar as razões últimas para a existência de cada coisa; é também refletir sobre aspectos da realidade – ou sobre a sua totalidade – considerando as implicações em nosso cotidiano. Das muitas perguntas possíveis, algumas são insignificantes e em nada contribuem para o progresso do mundo; outras, ao invés, se impõe à todos e, dependendo da resposta que temos, organizamos o nosso modo de agir presente e futuro.

Quem sou eu? De onde vim e para onde vou? Destas perguntas ninguém pode fugir e, muito menos desdenhá-las, pois enquanto o ser humano não encontra resposta exaustiva a tais questões, não se realiza plenamente naquilo que o especifica e o distingue de todos os demais seres: pessoa humana. Conhecer Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino – alguns dos gênios do filosofar ocidental – é de capital importância para adentrar as diferentes correntes de pensamento filosófico.

Você conhece a FACULDADE CATÓLICA DE BELÉM? Um de seus cursos é bacharelado em Filosofia. Vestibular vem aí! Que tal embarcar nesta aventura de conhecimento filosófico?

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO