Sobre a 1º NPC (avaliação): para os alunos que já apresentaram em forma de seminário, as seguintes atividades valerão de 0 a 5 pts; para os demais, valerão de 0 a 10 pts. Esta mudança se deu devido ao momento social crítico em que vivemos.
Obs.: Segue em anexo o Livro IV do CDC, que subsidiará todos os estudos dirigidos propostos.
1º Estudo Dirigido (referente às aulas de 27/03 e 03/04) – Sacramento do Batismo:
Elaborar uma resenha (resumo crítico) sobre o Sacramento do Batismo na perspectiva do Direito Canônico, de acordo com os cânones 849 a 878. Na resenha, devem ser abordados de maneira particular os seguintes pontos:
- Quais os critérios para ser padrinho/madrinha?
- Quais elementos devem obrigatoriamente constar no registro do batismo? E quem é o primeiro responsável por esse registro?
- Tratando deste sacramento, qual a melhor forma de tornar fecunda a sua celebração, tendo em vista o atual contexto social secularizado, marcado pela pós-verdade?
Para a realização deste trabalho, consulte também as fontes dos cânones, de modo especial os documentos do Concílio Vaticano II.
Procure desenvolver entre 5 e 10 páginas. Entrega no dia 08/04, através do e-mail [email protected] .
2º Estudo Dirigido (referente à aula de 17/04) – Sacramento da Confirmação:
Elaborar uma resenha (resumo crítico) sobre o Sacramento do Batismo na perspectiva do Direito Canônico, de acordo com os cânones 879 a 897. Na resenha, devem ser abordados de maneira particular os seguintes pontos:
- Quem é o ministro ordinário da Confirmação? Quais as condições específicas nas quais um presbítero pode administrar este sacramento?
- Quais os critérios para ser padrinho?
- Onde é realizada a anotação da administração do sacramento?
Para a realização deste trabalho, consulte também as fontes dos cânones, de modo especial os documentos do Concílio Vaticano II.
Procure desenvolver entre 4 e 8 páginas. Entrega no dia 24/04, através do e-mail [email protected] .
3º Estudo Dirigido (referente à aula de 24/04) – Sacramento da Unção dos Enfermos:
Elaborar uma resenha (resumo crítico) sobre o Sacramento do Batismo na perspectiva do Direito Canônico, de acordo com os cânones 998 a 1007. Na resenha, devem ser abordados de maneira particular os seguintes pontos:
- Em quais circunstâncias se deve administrar a Unção dos Enfermos?
- Por que razão somente o sacerdote é o ministro da Unção dos Enfermos?
- De que maneira a compreensão canônica deste sacramento ilumina o cuidado pastoral em favor dos enfermos?
Para a realização deste trabalho, consulte também as fontes dos cânones, de modo especial os documentos do Concílio Vaticano II.
Procure desenvolver entre 4 e 8 páginas. Entrega no dia 30/04, através do e-mail [email protected] .
Comentários