No mês de Novembro, a sociedade se concentra na formação da Consciencia Negra no Brasil. Vários eventos são promovidos para que este tema tão persistente não passe “desapercebido” no hambito social e buscando sempre a resolução dos desafios que torna refém o povo afro-brasileiro. “Parece que estamos voltando atrás: sectarismo, divisões, fundamentalismo – nós, cristãos, devemos ser pela totalidade e não pela parte” afirma Dom Antonio de Assis Ribeiro (bispo católico auxiliar de Belém e Acompanhante Pastoral Afro-Brasileira da CNBB Norte 2).

Buscando formar o ser humando para uma consciência sadia e cristã, a Faculdade Católica de Belém, por meio do 4º semestre do Curso de Filosofia promove rodas de converas a respeito de questões que gravitam em torno das dificuldades e desafois que a comunidade afro-brasielira entrenta na atualidade, buscando sempre “o Sagrado é aquilo que a verdade faz de profundo no outro” (Reverendo Marcos Fernando de Souza, Diocese Anglicana da Amazônia, teólogo e um dos coordenadores do Conselho Amazônico das Igrejas Cristãs – CAIC).

O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de semtembro de 2022, com o tema “Os marcos da Cultura afro-brasileirana na hitória jurídica do Brasil”. coordenador prof. Charles Alberto Barbosa (doutrorando em Antropologia e professor de Cultura Afro-brasileira da Faculdade Católica de Belém) como coordandor do evento e Dr. Cássio Bittar (Defensor público do Estado do Pará).

A segunda roda de converas foi ralizado no dia 07 de novembro tendo como tema “A Pastoral Afro Brasileira: um caminho histórico de conscientização cristã nas relações étnicas” com a participação de Dom Antonio de Assis Ribeiro (bispo católico auxiliar de Belém e Acompanhante Pastoral Afro-Brasileira da CNBB Norte 2) e do Rev. Marcos Fernando de Souza (Diocese Anglicana da Amazônia, teólogo e um dos coordenadores do Conselho Amazônico das Igrejas Cristãs – CAIC) como facilitadores, além de prof. Charles Alberto Barbosa (doutrorando em Antropologia e professor de Cultura Afro-brasileira da Faculdade Católica de Belém), como coordenador.

No dia 28 deste mês será realizada mais uma roda de conversas no auditório Arara Azul da Faculdade Católica de Bélem, às 8h com o tema “Democracia e Desmocratização no contexto Afro-brasileiro” tendo como coordenador prof. Charles Alberto Barbosa (doutrorando em Antropologia e professor de Cultura Afro-brasileira da Faculdade Católica de Belém) e o facilitador Paulo vitor Squires (Advogado, ativista e menbro da Comissão de Defesa de Igualdade Racial, Etnia e dos Quilombolasda OAB/PA).