BACHARELADO EM FILOSOFIA

A Filosofia é uma busca contínua do conhecimento da realidade sob todos os aspectos, por meio da reflexão, da análise e da crítica. O profissional preparado pelo curso de Filosofia dedica-se ao trabalho do pensamento e o exercício da lógica, investigando especialmente a explicação das diversas interpretações que fazemos do mundo.

Quantas vagas são ofertadas por ano?

200 vagas anuais, sendo 100 vagas para o período matutino e 100 vagas para o período noturno.

Qual o dimensionamento das turmas?

Turmas de 50 alunos, sendo que, nas atividades práticas, as turmas têm as dimensões recomendadas pelo professor, com aprovação da Coordenadoria de Curso, sempre respeitado o limite máximo de 20 alunos por turma prática.

Qual a duração do curso?

O Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Belém terá a duração de 3.080 horas de 50 minutos (hora relógio), a serem integralizadas no prazo mínimo de 6 (seis) semestres.

Base Legal

O curso de Filosofia, bacharelado, da Faculdade Católica de Belém, a ser ministrado no município de Ananindeua, Estado do Pará, foi concebido com base na Lei n°. 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Resolução CNE/CES n°. 12/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Filosofia, na Resolução CNE/CES n°. 22007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração do curso de graduação em Filosofia, na modalidade presencial, na Resolução CNE/CES n°. 3/2007, que dispõe sobre procedimentos relativos à hora-aula, na Resolução CNE/CP n°. 1, de 17 de junho de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, na Lei n°. 9.795, de 27 de abril de 1999, e no Decreto n°. 4.281, de 25 de junho de 2002, sobre Políticas de Educação Ambiental, na Resolução CNE/CP n°. 01, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, com adequação de seus conteúdos curriculares às exigências do Decreto n° 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

A infraestrutura institucional apresenta condições de acesso para pessoas com necessidades especiais, em observância ao Decreto n°. 5.296/2004.

Corpo Docente

Centro acadêmico

O que é o centro acadêmico?

O Centro Acadêmico (CA) da Faculdade Católica de Belém é a entidade estudantil que representa os estudantes (corpo discente) dos cursos da Católica de Belém, (regulamentado pela lei federal em vigor – lei federal no 7.395 de 31 de outubro de 1985), reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como associação sem fins lucrativos.

Como ele é formado?

No início de cada ano letivo é formada a Diretoria do CA, a partir da convocação de uma Assembleia dos estudantes, coordenada pela Diretoria do CA do ano anterior.

A primeira assembleia dos estudantes será convocada pela Direção da Católica de Belém no início do primeiro semestre 2018, para a constituição do CA e eleição da Primeira Diretoria do mesmo.

A duração do mandato da diretoria é de um ano; podendo seus membros ser reeleitos por mais um mandato.

Quais as suas funções?

– Organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, recepção de calouros;

– Encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes;

– Mediação de negociações e conceitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade;

– Realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros;

– Propor à Direção da Faculdade a realização de semanas temáticas e de projetos de extensão.

FALE CONOSCO

Secretaria

Segunda a Sexta

7h30 às 12h e 14h às 17h

Coordenação Filosofia

Quarta e Sexta

8h às 11h

Coordenação Teologia

Terça 7h30 às 12h

Sexta 7h30 às 9h

BR 316 Km 6, nº 10,  Águas Lindas

CEP: 67020-000, Ananindeua

Pará - Amazônia -  Brasil