
APRESENTAÇÃO
No contexto da evangelização no mundo contemporâneo e diante da “imposição de uma cultura globalizada”, Papa Francisco nos interpela à necessidade de reconhecer a presença de leigos que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese. Além disso a importância de um encontro autêntico com as gerações mais jovens, como também a necessidade de metodologias e instrumentos criativos que tornem o anuncio do Evangelho coerente com a transformação missionária da Igreja.
Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Faculdade Católica de Belém, por meio do Programa de Pós-graduação, está iniciando a 3º Edição do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU-ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA CATEQUETICA. O Papa exorta a valorizar os leigos que colaboram no serviço da catequese, indo ao encontro “dos muitos que esperam conhecer a beleza, a bondade e a verdade da fé cristâ”.
Os catequistas devem ser homens e mulheres “de fé profunda e maturidade humana”, devem participar ativamente da vida da comunidade cristã; devem ser capazes de “acolhimento, generosidade e uma vida de comunhão fraterna”; devem ter amadurecido a prévia experiência da catequese; devem colaborar fielmente com os presbíteros e diáconos e pastoral, professores da rede pública de escola do ensino religioso e graduação afins e “ser animados por um verdadeiro entusiasmo apostólico”. Assim, proposta dessa Pós-graduação se concentra em fomentar a reflexão prática catequética, à luz das recentes orientações da Igreja formando discípulos-missionários capacitados a levar aos seus catequizandos uma verdadeira iniciação à vida cristã. Neste sentido, tendo uma compreensão dos objetivos da faculdade, a medida em que através deste, visa capacitar para intervir na realidade através da formação de projetos científicos que dê respostas aos novos desafios sociais atuais e assim, subsidiar catequista, coordenadores, assessores e especialistas na área de catequese e capacitá-los para promover ações educativas da fé em respostas ao contexto histórico atual.
Funcionamento
O Projeto funcionará na FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, eventualmente, em outros espaços educacionais, de acordo com as necessidades, em dias e horários estabelecidos pelo Plano das Disciplinas e/ou próprio Projeto.
Investimentos e Inscrições
Investimento:
- Inscrições: R$ 60,00
(Até o dia 19/01/2024 Presencial e pelo site) - Mensalidade: R$ 300,00 (Trezentos Reais)
OBS. 10% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês (R$ 270,00) - Horário das Aulas: Aos Sábados de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h30. Aos Domingos de 8h30 às 12h.
- Início das aulas: Primeiro Semtres de 2024
Documentos necessários:
O professor-aluno interessado em integralizar a carga horária para completarem um curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização deve efetivar sua matricula na secretaria da FACULDADE CATOLICA DE BELÉM E OU VIA INTERNET, apresentando a seguinte documentação:
- Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
- Xerox da identidade
- Xerox do CPF
- Comprovante de residência
- 1 foto 3×4 atual
Obs.: A entrega de todos os documentos é OBRIGATÓRIA para efetivação da matrícula.
A confirmação do início do curso depende do número mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos). Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de início de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução integral do valor como primeira mensalidade.
Duração
- O curso terá a duração de 18 meses a partir da data de seu início, tempo necessário à execução do currículo pleno respectivo, não excedendo o prazo, máximo, de 24 (vinte e quatro) meses.
- A duração da hora/aula para qualquer turno é de 50 (cinquenta) minutos.
Avaliação , Frequência e Aprovação
– A verificação da aprendizagem, em cada módulo, abrange aspectos de FREQÜÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E APROVEITAMENTO (atividades curriculares previstas no plano de ensino dos módulos, tais como: seminários, artigos, trabalhos acadêmicos individuais e/ou coletivos e outros), ambos eliminatórios, por si mesmos, e realizados por disciplina.
A freqüência às aulas em cada módulo é obrigatória num percentual, mínimo, de 75% (setenta cinco por cento), vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
O acadêmico poderá requerer abono de faltas (requerimento próprio), e o(a) professor(a) da disciplina dará provimento ou não, de acordo com a justificativa.
A média mínima de aprovação é 7,0 (sete), em cada disciplina, e no relatório de Conclusão de Curso e ou artigo.
A desistência ou abandono injustificado do módulo resulta na total impossibilidade de retorno, ainda que não esgotado o prazo máximo de realização do mesmo.
A avaliação, em cada módulo, será realizada durante a execução da mesma, considerando o pressuposto de que a aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:
- o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;
- as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;
- a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor e o acadêmico em cada atividade, fase ou conjunto de ações.
- Será aprovado, no módulo, o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência da carga horária exigida na referida modalidade e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Objetivo
- Oferecer formação sólida e transdisciplinar aos catequistas, docentes, a fim de lhes permitir uma atuação qualificada, fecunda e atualizada para que respondam aos desafios do tempo presente de maneira fidedigna ao Evangelho e ao reino.à Vida Cristã, formando verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo;
- Subsidiar catequistas, coordenadores, assessores na área de catequese e capacitá-lo para promover ações educativas da fé em resposta ao contexto histórico atual.
Justificativas
A partir da renovação pastoral proposta pelo Concílio Vaticano II e pelas Conferências da América Latina, das propostas do Documento 107 da CNBB:
“Iniciação à Vida Cristã, itinerário ´para formar discípulos missionários” e dos anseios do povo amazônico, é urgente desenvolver processos formativos autênticos para os que assumem a missão de dar a conhecer Jesus Cristo e transmitir os tesouros da fé.
A catequese vem recebendo da Igreja no Brasil uma crescente valorização no momento em que cresce o número de catequistas que se dedicam com
grande paixão à esse ministério vital para a educação da fé, na esperança e na caridade, daqueles que optam por Jesus Cristo.
Neste sentido a faculdade Católica de Belém, comprometida com as necessidades atuais, vem oferecer o Curso DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EM CATEQUESE, que surge num momento importante em nossa igreja:
✓ Transformar a sociedade através de valores cristãos;
✓ Oferecer uma formação do ponto de vista bíblico, teológico e pastoral catequético;
✓ Colaborar fielmente com os presbíteros e diáconos e “ser animados por um verdadeiro entusiasmo apostólico”;
✓ Estabelecero iter formativo necessário e os critérios normativos para o acesso ao mesmo, encontrando as formas mais coerentes para o serviço e em
conformidade com o Motu próprio que poderá também ser recebido, com base no próprio direito particular, pelas Igrejas locais.
Pelo exposto acima é que estamos apresentando o presente projeto do
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CATEQUESE.
Desenho Curricular
1º MÓDULO
01 – HISTÓRIA DA CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ – CH: 20 horas/aula
02 – CATEQUESE E MORAL – CH: 20 horas/aula
03 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – CH: 30 horas/aula
04 – CATEQUESE E CRISTOLOGIA – CH: 30 horas/aula
05 – ANTROPOLOGIA AMAZÔNICA – CH: 20 horas/aula
06 – MINISTÉRIO DO CATEQUISTA E TRINDADE – CH 20 horas/aula
07 – CATEQUESE E SAGRADA ESCRITURA – CH: 20 horas/aula
08 – CATEQUESE E LITURGIA – CH: 20 horas/aula
2º MÓDULO
09 – CATEQUESE FUNDAMENTAL E EVANGELIZAÇÃO: QUERIGMA – CH: 20 horas/aula
10 – CATEQUESE, TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS – CH: 20 horas/aula
11 – CATEQUESE E ECLESIOLOGIA – CH: 30 horas/aula
12 – CATEQUESE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO – CH: 20 horas/aula
13 – CATEQUESE E PSICOPEDAGOGIA NAS DIFERENTES IDADES – CH: 20 horas/aula
3º MÓDULO
14 – CATEQUESE MISTAGÓGICA – CH: 20 horas/aula
15 – CATEQUESE E DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – CH: 20 horas/aula
16 – SEMINÁRIO: COMUNICAÇÃO E CATEQUESE – CH: 20 horas/aula
17 – ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA: TCC – CH: 20 horas/aula
TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 360 horas/aula
Corpo Docente
Docentes | Titulação | Função no projeto |
DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO | Mestre | Docente |
MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA | Doutor | Docente |
JOÃO ANTÔNIO L. LIMA | Doutor | Docente |
FRANCISCO ALVES LIMA | Mestre | Docente |
JOÃO PAULO F. CELESTINO | Mestre | Docente |
DOM MUNIZ ALVES | Doutor | Docente |
CÔN. VLADIAN DA SILVA ALVES | Mestre | Docente |
IRANILSON CORREIA DE LIMA | Mestra | Docente |
MANUELA ROCHA | Doutora | Docente |
MONSENHOR GABRIEL | Mestre | Docente |
Metodologia
Conforme PDI (2019), a formação acadêmica continuada, em nível de graduação e de pós-graduação, este sim um patamar que prepara para a realização de ações transformadoras, identificará e capacitará lideranças que poderão ter um efeito muito maior junto à sociedade, configurando a visão institucional como: Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
A formação será realizada na modalidade presencial. No Projeto, são previstos módulos com etapas presenciais, nas quais serão realizadas atividades pedagógicas, oficinas disciplinares e interdisciplinares.
Cada módulo o aluno receberá o Guia Didático do Módulo, antes do primeiro encontro presencial, sendo que em cada módulo haverá dois momentos presenciais que corresponderão a 50% da carga horária do módulo. Os momentos presenciais serão marcados pela reflexão em torno da prática e dos conceitos próprios de cada área de conhecimento.
O formato do Projeto agrega a vantagem de proporcionar uma integração entre os professores-alunos e garantir a interação com os docentes através das tecnologias da comunicação na etapa presencial.
O Curso será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, e demais técnicas e dinâmicas de grupo, por meio das quais serão trabalhados as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem.
Para tanto, as disciplinas estão organizadas em três (3) módulos, tendo como coroamento do processo de aprendizagem a elaboração de relatório de Conclusão de Curso que deverá ser apresentada no prazo de 12 meses, após o término das disciplinas.
Secretaria
Segunda a Sexta
7h30 às 12h e 14h às 17h
Coordenação Filosofia
Quarta e Sexta
8h às 11h
Coordenação Teologia
Terça 7h30 às 12h
Sexta 7h30 às 9h