APRESENTAÇÃO

No contexto da evangelização no mundo contemporâneo e diante da “imposição de uma cultura globalizada”, Papa Francisco nos interpela à necessidade de reconhecer a presença de leigos que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese. Além disso a importância de um encontro autêntico com as gerações mais jovens, como também a necessidade de metodologias e instrumentos criativos que tornem o anuncio do Evangelho coerente com a transformação missionária da Igreja.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Faculdade Católica de Belém, por meio do Programa de Pós-graduação, está iniciando a 3º Edição do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU-ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA CATEQUETICA. O Papa exorta a valorizar os leigos que colaboram no serviço da catequese, indo ao encontro “dos muitos que esperam conhecer a beleza, a bondade e a verdade da fé cristâ”.

Os catequistas devem ser homens e mulheres “de fé profunda e maturidade humana”, devem participar ativamente da vida da comunidade cristã; devem ser capazes de “acolhimento, generosidade e uma vida de comunhão fraterna”; devem ter amadurecido a prévia experiência da catequese; devem colaborar fielmente com os presbíteros e diáconos e pastoral, professores da rede pública de escola do ensino religioso e graduação afins e “ser animados por um verdadeiro entusiasmo apostólico”. Assim, proposta dessa Pós-graduação se concentra em fomentar a reflexão prática catequética, à luz das recentes orientações da Igreja formando discípulos-missionários capacitados a levar aos seus catequizandos uma verdadeira iniciação à vida cristã. Neste sentido, tendo uma compreensão dos objetivos da faculdade, a medida em que através deste, visa capacitar para intervir na realidade através da formação de projetos científicos que dê respostas aos novos desafios sociais atuais e assim, subsidiar catequista, coordenadores, assessores e especialistas na área de catequese e capacitá-los para promover ações educativas da fé em respostas ao contexto histórico atual.

Funcionamento

O Projeto funcionará na FACULDADE CATOLICA DE BELÉM, eventualmente, em outros espaços educacionais, de acordo com as necessidades, em dias e horários estabelecidos pelo Plano das Disciplinas e/ou próprio Projeto.

 

Investimentos e Inscrições

Investimento:

  • Inscrições: R$ 60,00
    Mensalidade: R$ 300,00 (Trezentos Reais)
  • OBS. 10% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês (R$ 270,00)
  • Horário das Aulas: Aos Sábados de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h30. Aos Domingos de 8h30 às 12h.
  • Início das aulas: Primeiro Semtres de 2024

Documentos necessários:

O professor-aluno interessado em integralizar a carga horária para completarem um curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização deve efetivar sua matricula na secretaria da FACULDADE CATOLICA DE BELÉM E OU VIA INTERNET, apresentando a seguinte documentação:

  • Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
  • Xerox da identidade
  • Xerox do CPF
  • Comprovante de residência
  • 1 foto 3×4 atual

Obs.: A entrega de todos os documentos é OBRIGATÓRIA para efetivação da matrícula.

A confirmação do início do curso depende do número mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos). Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de início de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução integral do valor como primeira mensalidade.

Duração
  • O curso terá a duração de 18 meses a partir da data de seu início, tempo necessário à execução do currículo pleno respectivo, não excedendo o prazo, máximo, de 24 (vinte e quatro) meses.
  • A duração da hora/aula para qualquer turno é de 50 (cinquenta) minutos.
Avaliação , Frequência e Aprovação

– A verificação da aprendizagem, em cada módulo, abrange aspectos de FREQÜÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E APROVEITAMENTO (atividades curriculares previstas no plano de ensino dos módulos, tais como: seminários, artigos, trabalhos acadêmicos individuais e/ou coletivos e outros), ambos eliminatórios, por si mesmos, e realizados por disciplina.

A freqüência às aulas em cada módulo é obrigatória num percentual, mínimo, de 75% (setenta cinco por cento), vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.

O acadêmico poderá requerer abono de faltas (requerimento próprio), e o(a) professor(a) da disciplina dará provimento ou não, de acordo com a justificativa.

A média mínima de aprovação é 7,0 (sete), em cada disciplina, e no relatório de Conclusão de Curso e ou artigo.

A desistência ou abandono injustificado do módulo resulta na total impossibilidade de retorno, ainda que não esgotado o prazo máximo de realização do mesmo.

A avaliação, em cada módulo, será realizada durante a execução da mesma, considerando o pressuposto de que a aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

  • o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;
  • as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;
  • a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor e o acadêmico em cada atividade, fase ou conjunto de ações.
  • Será aprovado, no módulo, o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência da carga horária exigida na referida modalidade e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Objetivo
  • Oferecer formação sólida e transdisciplinar aos catequistas, docentes, a fim de lhes permitir uma atuação qualificada, fecunda e atualizada para que respondam aos desafios do tempo presente de maneira fidedigna ao Evangelho e ao reino.à Vida Cristã, formando verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo;
  • Subsidiar catequistas, coordenadores, assessores na área de catequese e capacitá-lo para promover ações educativas da fé em resposta ao contexto histórico atual.

Justificativas

A partir da renovação pastoral proposta pelo Concílio Vaticano II e pelas Conferências da América Latina, das propostas do Documento 107 da CNBB:
“Iniciação à Vida Cristã, itinerário ´para formar discípulos missionários” e dos anseios do povo amazônico, é urgente desenvolver processos formativos autênticos para os que assumem a missão de dar a conhecer Jesus Cristo e transmitir os tesouros da fé.

A catequese vem recebendo da Igreja no Brasil uma crescente valorização no momento em que cresce o número de catequistas que se dedicam com
grande paixão à esse ministério vital para a educação da fé, na esperança e na caridade, daqueles que optam por Jesus Cristo.

Neste sentido a faculdade Católica de Belém, comprometida com as necessidades atuais, vem oferecer o Curso DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EM CATEQUESE, que surge num momento importante em nossa igreja:

✓ Transformar a sociedade através de valores cristãos;

✓ Oferecer uma formação do ponto de vista bíblico, teológico e pastoral catequético;

✓ Colaborar fielmente com os presbíteros e diáconos e “ser animados por um verdadeiro entusiasmo apostólico”;

✓ Estabelecero iter formativo necessário e os critérios normativos para o acesso ao mesmo, encontrando as formas mais coerentes para o serviço e em
conformidade com o Motu próprio que poderá também ser recebido, com base no próprio direito particular, pelas Igrejas locais.

Pelo exposto acima é que estamos apresentando o presente projeto do
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CATEQUESE.

Desenho Curricular

1º MÓDULO

01 – HISTÓRIA DA CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ – CH: 20 horas/aula

02 – CATEQUESE E MORAL – CH: 20 horas/aula

03 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – CH: 30 horas/aula

04 – CATEQUESE E CRISTOLOGIA – CH: 30 horas/aula

05 – ANTROPOLOGIA AMAZÔNICA – CH: 20 horas/aula

06 – MINISTÉRIO DO CATEQUISTA E TRINDADE – CH 20 horas/aula

07 – CATEQUESE E SAGRADA ESCRITURA – CH: 20 horas/aula

08 – CATEQUESE E LITURGIA – CH: 20 horas/aula

 

2º MÓDULO

09 – CATEQUESE FUNDAMENTAL E EVANGELIZAÇÃO: QUERIGMA – CH: 20 horas/aula

10 – CATEQUESE, TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS – CH: 20 horas/aula

11 – CATEQUESE E ECLESIOLOGIA – CH: 30 horas/aula

12 – CATEQUESE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO – CH: 20 horas/aula

13 – CATEQUESE E PSICOPEDAGOGIA NAS DIFERENTES IDADES – CH: 20 horas/aula

 

3º MÓDULO

14 – CATEQUESE MISTAGÓGICA – CH: 20 horas/aula

15 – CATEQUESE E DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – CH: 20 horas/aula

16 – SEMINÁRIO: COMUNICAÇÃO E CATEQUESE – CH: 20 horas/aula

17 – ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA: TCC – CH: 20 horas/aula

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 360 horas/aula

Corpo Docente

 

Docentes

Titulação

Função no projeto

DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO

Mestre

Docente

MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA

Doutor

Docente

JOÃO ANTÔNIO L. LIMA

Doutor

Docente

FRANCISCO ALVES LIMA

Mestre

Docente

JOÃO PAULO F. CELESTINO

Mestre

Docente

DOM MUNIZ ALVES

Doutor

Docente

CÔN. VLADIAN DA SILVA ALVES

Mestre

Docente

IRANILSON CORREIA DE LIMA

Mestra

Docente

MANUELA ROCHA

Doutora

Docente

MONSENHOR GABRIEL

Mestre

Docente

Metodologia

Conforme PDI (2019), a formação acadêmica continuada, em nível de graduação e de pós-graduação, este sim um patamar que prepara para a realização de ações transformadoras, identificará e capacitará lideranças que poderão ter um efeito muito maior junto à sociedade, configurando a visão institucional como: Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A formação será realizada na modalidade presencial. No Projeto, são previstos módulos com etapas presenciais, nas quais serão realizadas atividades pedagógicas, oficinas disciplinares e interdisciplinares.

Cada módulo o aluno receberá o Guia Didático do Módulo, antes do primeiro encontro presencial, sendo que em cada módulo haverá dois momentos presenciais que corresponderão a 50% da carga horária do módulo. Os momentos presenciais serão marcados pela reflexão em torno da prática e dos conceitos próprios de cada área de conhecimento.

O formato do Projeto agrega a vantagem de proporcionar uma integração entre os professores-alunos e garantir a interação com os docentes através das tecnologias da comunicação na etapa presencial.

O Curso será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, e demais técnicas e dinâmicas de grupo, por meio das quais serão trabalhados as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem.

Para tanto, as disciplinas estão organizadas em três (3) módulos, tendo como coroamento do processo de aprendizagem a elaboração de relatório de Conclusão de Curso que deverá ser apresentada no prazo de 12 meses, após o término das disciplinas.

Secretaria

Segunda a Sexta

7h30 às 12h e 14h às 17h

Coordenação Filosofia

Quarta e Sexta

8h às 11h

Coordenação Teologia

Terça 7h30 às 12h

Sexta 7h30 às 9h

BR 316 Km 6, nº 10,  Águas Lindas

CEP: 67020-000, Ananindeua

Pará - Amazônia -  Brasil