Enade 2022

ENADE FACBEL

DATA: 27/11/2022

PROGRAMAÇÃO: 

– Abertura Oficial do Programa ENADE 2022

Esclarecimentos sobre o que é o Enade;
-Orientação aos alunos referente ao preenchimento de cadastro/questionário no sistema INEP;
-Palestras;
– Mini vídeos ref aos conteúdos que serão cobrados na prova;
– Simulado.

HORA: 13h30 – 17h30

LOCAL: Faculdade Católica de Belém

As principais informações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O que é?

Criado em 2004, o Enade é uma avaliação aplicada a cada 3 anos (para cada curso) em todo o território nacional, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino superior praticado no país, tanto pelas instituições privadas quanto pelas universidades públicas.

Exame que faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e cujo objetivo é avaliar a qualidade dos cursos de formação superior.

Quem participa?

Uma amostra selecionada de estudantes do primeiro e do último ano dos cursos. Para os alunos selecionados que estão terminando a faculdade a participação no Enade é obrigatória e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.Estudantes não selecionados também podem fazer a prova, como voluntários.

Particularidades

Não avalia o desempenho do aluno, mas confere a qualidade dos cursos e o rendimento de seus alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Como funciona o Enade?

A metodologia do Enade é baseada em ferramentas que ajudam a mensurar as oscilações de qualidade do Ensino Superior, refletindo assim tanto no perfil da prova quanto no seu período de aplicação.

Isso explica por que a prova é elaborada somente a cada 3 anos, já que não faz sentido avaliar as características do curso de uma instituição em um período curto de tempo (a oscilação seria muito baixa, dificultando a identificação de alguma tendência).

Outro motivo que explica essa janela de 3 anos são os elevados gastos (como o Enem, que é aplicado anualmente e requer elevado investimento) que a prova demanda, já que ela é ofertada em todos os estados do Brasil e para vários cursos superiores.

Dessa forma, pode-se afirmar que a funcionalidade do Enade é justamente a de captar variações (boas ou ruins) — é uma espécie de termômetro preciso que é calibrado a cada 3 anos.

Quais os locais de aplicação do Enade?

Geralmente os estudantes realizam a prova em instituição de Ensino Superior, cabendo à essa instituição divulgar ao aluno qual o prédio e sala específica.

Secretaria

Segunda a Sexta

7h30 às 12h e 14h às 17h

Coordenação Filosofia

Quarta e Sexta

8h às 11h

Coordenação Teologia

Terça 7h30 às 12h

Sexta 7h30 às 9h

BR 316 Km 6, nº 10,  Águas Lindas

CEP: 67020-000, Ananindeua

Pará - Amazônia -  Brasil