Eu sou Virna Salgado Barra, tenho 34 anos e sou natural de Belém. Durante toda a infância e adolescência estudei no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. Aos dezoito anos, em 2005, fui aprovada em Geografia no vestibular da Universidade de Federal de Uberlândia (UFU), onde concluí, em 2014, a Licenciatura e o Bacharelado. Minha monografia tratara da temática do Espaço do Sagrado sob o olhar geográfico.

Ainda em 2014, movida pelo interesse em me aprofundar na compreensão do metafísico, do sobrenatural e do imaterial, tomei a decisão de ingressar no curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Uberlândia (PUC-MG). Assim, começo a conhecer o vasto universo teológico e como o mesmo poderia enriquecer a minha carreira da Geografia.

Em 2015, concluí a Especialização em Ciências da Religião pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro (UCAM-RJ), quando decido, após 10 anos longe de Belém, retornar à minha amada terra na esperança que a mesma pudesse me absorver enquanto profissional da Ciência Geográfica. Mas infelizmente me deparei com um cenário de grande desvalorização do trabalho do geógrafo, isto é, seja dando aula ou fazendo pesquisa científica nosso campo de trabalho é muito mal renumerado e as oportunidades muito reduzidas. Acabei por ficar desmotivada, triste e até pensei em deixar a docência.

Em 2017, transfiro o curso de Teologia – que já havia iniciado na PUC – para Faculdade Católica de Belém (FACBEL), onde fui muito feliz como estudante e tive a honra de ser colega de turma do grande Prof. Dr. Octavio Avertano Rocha, e ter professores que para mim foram grandes mestres: Prof. Dr. Pe. João Paulo Dantas, Padre André Teles, Padre Romeu Ferreira, Dom Possidônio e tantos outros.

A FACBEL desempenhou um importante papel em minha vida: ofereceu motivação intelectual e um ambiente leve para o estudo. O que foi fundamental para validar a minha busca por mais conhecimento e no consequente aprimoramento das virtudes da vida cristã católica.

Já em 2018, me candidatei ao Mestrado em Geografia Humana, Planejamento e Territórios Saudáveis da Universidade de Coimbra (UC) e fui aprovada com excelente nota, logo, vieram os planos para iniciar uma grande aventura acadêmica: fazer o mestrado em Portugal.

O período de adaptação não foi nada fácil. Cheguei nas terras lusitanas em inverno frio, era novembro e eu estava um tanto despreparada para lidar com clima e com jeito português de ser. Contudo, nada melhor que o tempo e algumas horas de oração para colocarem as coisas nos seus devidos lugares. Depois de 4 meses, já me sentia em casa.

Em 19 de novembro de 2020, defendi minha Dissertação de Mestrado e fui aprovada com distinção. Já em 2021, me candidatei ao Doutoramento em Geografia e consegui ser contemplada com uma das vagas. Nesse momento, estou no 2º ano dessa bela e recompensadora jornada em busca do mais alto degrau da academia, e tenho certeza que muito trabalho, honestidade e determinação lá chegarei como doutora em 2024.

Hoje, tenho o privilégio de retornar à Belém e ser convidada na condição de professora do ensino superior para honrosamente assumir a disciplina de “Introdução em Geografia e Arqueologia Bíblica” juntamente com o Prof. Dr. Pe. João Paulo Dantas. E têm sido uma experiência muito prolífica com os alunos do curso de Teologia da FACBEL. Espero voltar anualmente para continuar o trabalho que está sendo feito com essa unidade curricular.