Neste ano de 2024, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (FACDCSP), instituição da Arquidiocese de São Paulo, terá uma extensão do curso de mestrado em Direito Canônico em Belém (PA). O curso é fruto de uma parceria com a Faculdade Católica de Belém, da Arquidiocese de Belém, com a aprovação do Dicastério para a Cultura e Educação, organismo da Santa Sé responsável por acompanhar as faculdades eclesiásticas e demais instituições de ensino ligadas à Igreja Católica.

Com essa extensão, os estudantes no Norte do Brasil, especialmente da região amazônica, poderão obter o título de mestre em Direito Canônico reconhecido pela Santa Sé, sem a necessidade de se deslocarem para a capital paulista ou para o exterior.

COLABORAÇÃO MISSIONÁRIA

“Atualmente, é grande a demanda de pessoas formadas em Direito Canônico para assistir aos bispos e superiores religiosos no governo pastoral e nos serviços de cúria; e, sobretudo, para o trabalho dos tribunais eclesiásticos e nas câmaras eclesiásticas. Várias mudanças na legislação canônica, nos anos mais recentes, fizeram perceber melhor a dimensão pastoral do serviço judiciário e da assistência canônica na Igreja. E os tribunais eclesiásticos se multiplicaram muito”, destaca o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da FACDCSP.

Dom Odilo explica que a abertura da extensão da faculdade no Pará nasceu a partir da solicitação de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, em nome dos bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – que compreende as dioceses do Pará e Amapá –, para que a instituição de ensino da Arquidiocese de São Paulo ajudasse na formação de especialistas em Direito Canônico, a fim de atender às necessidades das dioceses daquela região. “A nossa Faculdade de Direito Canônico se dispôs a atender o pedido do Arcebispo de Belém, como uma forma de colaboração intereclesial e missionária”, ressalta o Cardeal Scherer.

Para Dom Alberto Taveira, a chegada do mestrado em Direito Canônico no Pará é a realização de um antigo anseio dos bispos do Regional Norte 2. “Expresso o agradecimento à Arquidiocese de São Paulo, à Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, justamente por essa resposta positiva, também com o assentimento da Santa Sé, para termos este mestrado de Direito Canônico aqui”, afirma o Arcebispo de Belém, reforçando que, embora o curso seja oferecido na capital paraense, será uma extensão da presença e da atuação da FACDCSP. “Nós queremos oferecer todas as condições a fim de que as pessoas desejosas de fazer esse mestrado possam percorrê-lo com disposição, com prontidão para o serviço ao povo de Deus”, completa Dom Alberto.

O CURSO

As aulas serão presenciais, realizadas nas dependências da Faculdade Católica de Belém, oferecidas por docentes qualificados da FACDCSP, com aulas e seminários de preparação teórica e prática para o exercício da docência em Direito Canônico e para os diversos ofícios judiciários e administrativos da Igreja. Especial atenção é dada para a atuação em tribunais eclesiásticos, chancelarias e assessoria jurídico-canônica.

Os estudos são oferecidos em ciclos semestrais e estão organizados em três fases, em vista de uma formação completa: propedêutico, mestrado e doutorado. A duração do curso de mestrado é de seis semestres, incluindo os estágios obrigatórios, um seminário, o exame De Universo Iure e a apresentação da dissertação.

As inscrições deverão ser feitas pelo site facdcsp.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2062-2236 e pelo e-mail: [email protected].

MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE

Fonte: Vatican News, O São Paulo