A Faculdade Católica de Belém realizará nos próximos 01, 02 e 03 de setembro, às 08h, o Seminário Teológico que este ano trará o Prof. Diogo Marangon Pessotto que fará uma releitura do Documento de Aparecida à luz do magistério de Papa Francisco.

O evento será totalmente online, transmitido pelo nosso canal no youtube e tem o objetivo de Reler o contexto e o texto do “Documento de Aparecida”, mediante a análise de seus elementos no magistério do Papa Francisco para uma compreensão global dos imperativos teológicopastorais, propostos para a vida e a missão da Igreja na América Latina, além proporcionar um momento de socialização de ideias e o debate a respeito do tema proposto.

O professor Diogo Marangon Pessotto é Doutorando em Teologia Sistemática pela PUC-Rio; mestre em Teologia Sistemática e especialista em Gestão de Processos Pastorais pela PUCPR, Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, bacharel/licenciado em Filosofia pela UFPR e estará conosco todos os dias do Simpósio, trabalhando a cada dia um assunto diferente dentro do tema principal.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial e online.
E você, vai ficar fora desse debate?

INSCREVA-SE AQUI

SE LIGA NA PROGRAMAÇÃO

DIA 01/09

– Abertura oficial Cônego Vladian Silva Alves (Diretor Geral da FACBEL)
– Palavra de acolhida Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB (Coordenador do Curso de Teologia)

1ª Conferência
– Prof. Diogo Marangon Pessotto
DO CON-TEXTO DE APARECIDA À REFORMA MISSIONÁRIA DE FRANCISCO
Os antecedentes, o texto e os consequentes de Aparecida gestaram o “preciso estilo evangelizador” (EG 18) proposto por Francisco. Palavras-chave: nova evangelização; conversão pessoal; conversão pastoral; transformação missionária; querigma.

DIA 02/09
2ª Conferência – Prof. Diogo Marangon Pessotto

– DA “CONVERSÃO PESSOAL-PASTORAL” DE APARECIDA ÀS “SETE CONVERSÕES” DE FRANCISCO

Da noção de “conversão pessoal-pastoral” de Aparecida, Francisco depreende as suas “sete conversões”: conversão pastoral (Evangelii Gaudium); conversão ecológica (Laudato Si`); conversão moral (Amoris Laetitia); conversão pessoal(Gaudete et Exsultate); conversão comunicacional (Christus Vivit); conversão cultural (Querida Amazonia); e conversão social (Fratelli Tutti).

DIA 03/09
3ª Conferência
– Prof. Diogo Marangon Pessotto

– O INFLUXO DE APARECIDA EM QUERIDA AMAZONIA: UMA LEITURA TEOLÓGICO-PASTORAL
A Exortação Apostólica Querida Amazonia, do Papa Francisco, recolhe as principais intuições de Aparecida aos modos implícito e explícito. Há, portanto, uma continuidade teológico-pastoral entre tais documentos, articulados na ambiência do magistério de Francisco.

– ENCERRAMENTO

Serviço:
Seminário Teológico 2021.

TOTALMENTE ONLINE
Público- alvo: aberto a todos
Investimento: GRATUITO
Hora: 08H às 12H

Contato:

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (91) 98462-1581