Nos dias 27 e 28/05/2021 – 09 e 10/06/2021 aconteceu de forma remota a I Edição do Ciclo de Estudos sobre NULIDADE MATRIMONIAL, ofertado pela Faculdade Católica de Belém.

Este evento teve uma grande repercussão em todo o país, contando com a participação de 200 inscritos, de diversas partes do Brasil, entre estes, muitos diáconos, juízes e leigos que atuam diretamente nos Tribunais Eclesiásticos. Este Ciclo de estudos, foi uma oportunidade que a Faculdade Católica de Belém ofereceu acerca do agir canonicamente da igreja, em relação aos processos de nulidade matrimonial.

O Palestrante Prof. Dr. Pe. Evandro Stefanello abordou questões referentes desde a instauração do processo, quais os elementos que podem levar o Tribunal Eclesiástico a declará-lo nulo, visto que alguns católicos podem ter contraído matrimônio na igreja sem a devida preparação, ou seja, sem o equilíbrio necessário, sem a capacidade de formar boa comunhão de vida e de amor e sem a maturidade devida, ou ainda, sem a liberdade necessária.

O evento foi dividido em dois momentos, o I Ciclo aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, de forma remota, às 15h, sobre “Direito Matrimonial: Normativas que levam à nulidade” e o II Ciclo aconteceu nos dias 9 e 10 de junho, também às 15h de forma remota, com o tema “O processo de nulidade matrimonial”.

 

Por Graciete Cardoso