A Faculdade Católica de Belém por meio da Coordenação do Curso de Teologia, estará promovendo nos dias 16, 17 e 18 de agosto o Simpósio Teológico, e neste ano de 2022 com o tema: “A Liturgia desde o Vaticano II: Aspectos teológicos, celebrativos e sociais”. Serão três dias de programação que contará com a presença e a colaboração de professores especialistas na área de renome nacional, refletindo temáticas voltadas a este grande marco na história da Igreja e que reverbera até nossos dias.

 

Confira abaixo a Programação completa do evento:

  • Dia 16 de Agosto

Introdução ao tema: Dom Antônio de Assis Ribeiro
Conferência 1:
Mistério Pascal e participação ativa dos fiéis: fundamentos de teologia litúrgica (Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção)
Conferência 2:
Em busca da ars celebrandi: a normativa litúrgica referente à Celebração Eucarística (Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção)

 

  • Dia 17 de agosto

Conferência 3: A nova tradução brasileira do Missal Romano: o processo e a sua intenção pastoral (Dom Alberto Taveira Corrêa)
Conferência 4:
Lex orandi – credendi – agendi: Responsabilidade social : o compromisso eucarístico com a justiça/ética e os pobres. (Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção)
Conferência 5:
A perspectiva litúrgica de Papa Francisco (Prof. Ms. Pe. Rafhael Silva Maciel| Remotamente, direto de Roma/Itália)

 

  • Dia 18 de Agosto

Conferência 6: A recepção do Concilio Vaticano II (Prof. Dr, Gilcimar Hohemberger)
Conferência 7:
Liturgia e espiritualidade na vida sacerdotal e na vida consagrada (Prof. Ms. Pe. Wellington Castro | Remotamente, direto de Roma/Itália)
Conferência 8:
Liturgia e espiritualidade laical (Prof. Dr, Gilcimar Hohemberger)

Considerações finais: Cônego Vladian Silva Alves

Durante todo o evento serão promovidas mesas redondas, com o intuito de discutir e debater as temáticas trabalhadas pelos conferencistas, e assim desenvolver com mais profundidade todo aprendizado partilhado, bem como suscitar nos participantes o senso crítico de questionamentos e sanar suas principais dúvidas.

 

INSCRIÇÕES:

As Inscrições podem ser feitas presencialmente em nossa secretaria acadêmica ou em nosso site. O investimento para a participação é de R$ 30,00 (trinta reais) apenas para cobrir os gastos com a emissão de certificação com carga horária de 15h.
SERVIÇO:
Simpósio Teológico 2022
Data: 16, 17 e 18 de agosto de 2022
Local: Faculdade Católica de Belém
Investimento: R$ 30,00 (Clique no Botão acima para efetuar sua inscrição)
Realização: Faculdade Católica de Belém